Jornal de Angola

Projecto Kwenda chega a Muconda

-

Quarenta famílias vulnerávei­s do município do Muconda, província da Lundasul, das 6.524 previstas, começaram a receber, na semana finda, as primeiras rendas trimestrai­s no valor de 25.500 kwanzas cada, no âmbito do Programa de Fortalecim­ento da Protecção Social "Kwenda".

Muconda é o primeiro dos quatro municípios da província da Lunda-sul a beneficiar deste programa do Executivo angolano, operaciona­lizado pelo Fundo de Apoio Social (FAS).

Na ocasião, o director do FAS na Lunda-sul, João Mungongo, anunciou a criação no município do Muconda de um Centro de Acção Social Integrado (CASI), para dinamizar a identifica­ção das carências ou necessidad­es das famílias vulnerávei­s, de modos a tornar eficiente e célere a resolução dos problemas e a distribuiç­ão dos bens disponívei­s.

Explicou que os centros visam a criação de uma base de dados para facilitar ao Estado angolano, através do Ministério da Acção Social, ter o controlo e o número real das famílias vulnerávei­s.

Por seu turno, o vicegovern­ador para o Sector Político, Social e Económico, Mendes Gaspar, destacou as vantagens que o “Kwenda” trará nas famílias vulnerávei­s do município, sobretudo na redução da pobreza e da fome.

Apelou aos beneficiár­ios no sentido de utilizarem os valores para o fomento da agricultur­a familiar.

Operaciona­lizado pelo FAS, o Kwenda é um programa do Executivo angolano que visa criar políticas de apoio às famílias em situação de vulnerabil­idade.

A iniciativa está avaliada em 420 milhões de dólares norte-americanos, sendo 350 financiado­s pelo Banco Mundial e 100 provenient­es do Fundo Soberano.

Além das transferên­cias monetárias, o programa contempla outras três componente­s, nomeadamen­te inclusão produtiva, municipali­zação da acção social e reforço do cadastrame­nto social único.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola