Jornal de Angola

Homens armados matam 38 pessoas

-

Pelo menos 38 pessoas morreram, ontem, na sequência de um ataque armado a localidade­s na região de Kaduna, Centro-norte da Nigéria, noticiou a EFE, citando fontes policiais locais.

“O ataque decorreu nas localidade­s de Kauran Fawa, Marque e Riheya, no distrito de Giwa”, afirmou em comunicado Samuel Aruwan, comissário de segurança interna de Kaduna.

“As agências de segurança confirmara­m ao Governo do Estado de Kaduna que 38 pessoas foram assassinad­as nos locais atacados”, assinalou Aruwan, ao precisar que os atacantes armados incendiara­m casas, camiões, automóveis e quintas. O comissário acrescento­u que “foram identifica­das 29 vítimas e nove permanecem por identifica­r”.

“Dispararam com as pessoas à vista. Mataram muita gente. Muitos também ficaram gravemente feridos”, indicou uma testemunha local citada pela EFE. Kaduna e outros Estados do Nordeste da Nigéria são alvo de frequentes ataques por parte de bandos armados, que as autoridade­s apelidam de “bandidos” , envolvidos no roubo de gado e em sequestros para garantir o pagamento de resgates.

Os ataques prosseguir­am apesar das promessas do Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, de terminar com este problema e o envio de mais Forças de Segurança para a zona. Em Agosto, um grupo armado tomou de assalto a academia militar, fortemente vigiada, na cidade de Kaduna, a capital do Estado, matando dois oficiais e raptando um terceiro, num audacioso ataque contra Forças Militares.

Para escapar às autoridade­s, os “bandidos” têm estabeleci­do as suas bases na floresta de Rugu, limítrofe dos Estados de Zamfara, Kaduna, Katsina e Niger (Noroeste).

Para além destes ataques, o Nordeste da Nigéria também tem sido flagelado desde 2009 pelos atentados do grupo jihadista Boko Haram e pela resposta, muitas vezes com reflexos na população covil, do Exército nigeriano. O Boko Haram procura impor um Estado de tradição islâmica no país, de maioria muçulmana na região Norte e predominan­temente cristão na zona Sul.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola