Jornal de Angola

Noruega regressa ao pódio e quebra jejum de oito anos

Campeãs mundiais protagoniz­aram no jogo da final reviravolt­a inédita no historial da principal competição do calendário da IHF

- Amândio Clemente | Valência

A 25ª edição do Campeonato do Mundo sénior feminino de andebol encerrou, domingo, com a consagraçã­o da Noruega, após derrotar, de forma convincent­e, 29-22, a França, campeã olímpica, na final disputada no Palácio dos Desportos de Granollers, cidade da província de Barcelona.

Numa prova disputada, pela primeira vez, por 32 selecções, as actuais campeãs mundiais tiveram um percurso imaculado, somando oito vitórias e um empate, superando a concorrênc­ia de candidatos como Espanha, anfitriã, e medalha de prata da edição anterior, Rússia, líder do ranking mundial com 11 medalhas, sete delas de ouro, França, Holanda, Dinamarca, Brasil e Suécia.

A Noruega junta-se à Rússia na liderança do palmarés, com onze medalhas, com a conquistad­a no domingo, mas perde para as russas que somam sete de ouro, contra quatro das novas campeãs mundiais. Do jogo da final, destaque para a forma como a Noruega conseguiu em 22 minutos virar uma desvantage­m de três golos, para terminar vitoriosa com seis tentos de vantagem, com a guardarede­s suplente, a fazer uma grande exibição, que a coroou como a melhor do jogo e do Campeonato do Mundo.

A competição contou com 108 partidas. A fase preliminar da prova foi disputada em quatro cidades espanholas. Granollers, Llíria, Torrevieja e Castellon acolheram os jogos desta fase. O Palácio dos Desportos de Granollers foi palco do maior número de jogos, pois além de ter acolhido desafios da fase preliminar e principal, foi onde foram disputados também os jogos da fase do matamata até a final da competição. O pavilhão está a 20 minutos de comboio da cidade de Barcelona.

A seguir esteve o Palácio Polidespor­tivo Pla de L'arc de Llíria, que testemunho­u os jogos da primeira e segunda fases e os da President Cup, vencida pela Selecção Nacional de Angola. O recinto está situado numa cidade que fica a 25 quilómetro­s de Valência, a terceira maior cidade da Espanha.

O Palácio dos Desportos de Torrevieja acolheu as partidas da fase preliminar dos grupos D e H, dois desafios da fase principal, ao passo que o Pavilhão Ciutat de Castellon acolheu partidas dos Grupos C e G e de duas séries da fase principal.

 ?? DR ?? Norueguesa­s totalizam quatro medalhas de ouro em 25 edições da competição
DR Norueguesa­s totalizam quatro medalhas de ouro em 25 edições da competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola