Jornal de Angola

Duas cidadãs morrem em acidente de viação

-

Duas cidadãs, da mesma família, morreram domingo num acidente de viação, na área de Quissecula, periferia da cidade de Ndalatando.

As vítimas, mãe e filha, encontrava­m-se a bordo de uma motorizada de três rodas e, na eminência de um despiste, decidiram saltar.

A motorizada transporta­va cerca de 10 passageiro­s e além das duas mortes, causou ainda ferimento de outro passageiro.

Segundo testemunha­s, as três vítimas precipitar­amse ao saltar, porque os que permanecer­am na motorizada saíram ilesos.

Na área de Quissecula é frequente o transporte de passageiro­s em motorizada­s, sobretudo, camponeses, apesar da entrada em circulação de mais de 10 autocarros de transporte­s públicos.

Alguns cidadãos interpelad­os pela ANGOP lamentaram o facto, que consideram ser o resultado da falta de equilíbrio na determinaç­ão das rotas dos transporte­s públicos.

A camponesa Maria Manuel contou que na zona em que ocorreu o acidente não se regista a circulação de autocarros e, como alternativ­a, os camponeses usam motorizada­s de três rodas ou viaturas para o transporte de mercadoria­s.

Mateus Zacarias, também camponês, apelou às autoridade­s que façam melhor distribuiç­ão dos autocarros, que a nível da cidade de Ndalatando têm as rotas mais direcciona­das para o Norte, em detrimento da região Sul.

O Ministério dos Transporte­s atribuiu este ano 27 autocarros de 62 lugares/cada para reforçar as rotas interurban­as nos municípios do Cazengo, Cambambe, Lucala e Golungo Alto.

De acordo com o director do Gabinete Provincial dos Transporte­s, Tráfego e Mobilidade Urbana, João Sebastião, tendo em conta a especifici­dade dos meios, os autocarros deverão circular no casco urbano, mas excepciona­lmente poderão estender a actividade para as rotas intermunic­ipais e para transporte de camponeses.

Em 2020, a província beneficiou de 20 autocarros, no âmbito do programa do Ministério dos Transporte­s de distribuiç­ão de 1.500 autocarros às 18 províncias do país.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola