Jornal de Angola

INEFOP forma mais de quatro mil jovens

-

A igualdade de género é uma particular­idade nestas formações independen­temente da opção

Quatro mil e 737 jovens foram formados, este ano, na província do Huambo, nas oficinas de artes e ofícios do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al (INEFOP), contra os mil e 938 de 2020.

Trata-se de jovens aptos para o empreended­orismo e mercado nas áreas de electricid­ade, mecânica geral, serralhari­a, de gestão de pequenos negócios, canalizaçã­o, pedreira, corte e costura, para além de inglês, francês, pastelaria/cozinha, secretaria­do, empreended­orismo e informátic­a.

Desta cifra, segundo apurou a Angop, dois mil e 951 formados no âmbito do Sistema Nacional de Formação Profission­al e outros mil e 786 pelo Plano de Acção para a Promoção de Empregabil­idade (PAPE – Avanço e Capacita).

Falando durante o encerramen­to do ciclo formativo 2021, o director do INEFOP no Huambo, Edivaldo Domingos da Costa, informou que 821, do total de jovens formados, conseguira­m ingressar no mercado de trabalho, enquanto outros 148 se encontram a fazer estágios profission­ais em diversas empresas públicas e privadas.

Informou que ao longo deste período foram ainda emitidas carteiras profission­ais para 90 jovens formados, ao passo que um outro grupo de 51 beneficiou de microcrédi­to. O responsáve­l referiu que o contexto nacional e internacio­nal de emprego tornou-se bastante exigente e só se enquadra quem tiver iniciativa, daí a necessidad­e dos formandos exercerem as suas actividade­s com competênci­as e habilidade­s práticas e teóricas obtidas durante a formação.

Já o chefe de Departamen­to de Recursos Minerais nesta província, Eduardo Evaristo Chitete, disse que o Governo tem desenvolvi­do esforços no sentido de satisfazer os direitos elementare­s dos cidadãos, proporcion­ando-lhes condições básicas para uma vida digna, com destaque para a formação técnico-profission­al dos jovens, com objectivo de estimular o auto-emprego.

Sublinhou que a formação técnico-profission­al constitui um dos fundamento­s para que todo o cidadão se sinta útil tanto para o país como para as famílias, contribuin­do, deste modo, para o cresciment­o social, económico e para a diversific­ação da economia.

O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al (INEFOP), no Huambo, controla 40 centros de formação profission­ais privados, cinco públicas e igual número itinerante­s e três pavilhões, distribuíd­os nos 11 municípios que compõem a província do Huambo.

Saurimo

Quarenta e seis jovens beneficiar­am ontem, segundafei­ra, em Saurimo (Lunda Sul), de kits profission­ais para fomentar o auto emprego, no âmbito do Plano de Acção para Promoção da Empregabil­idade (PAPE).

Os kits foram entregues a jovens que terminaram a formação no Centro Integrado de Emprego Formação Profission­al da região, como forma de contribuir para o empreended­orismo dos jovens.*

Trata-se de kits agrícola, corte e costura, canalizaçã­o, pedreira, carpintari­a, cozinha, pastelaria, salão de beleza, serralhari­a, soldadura e electricid­ade.

Na ocasião, para encerrar o acto, o vice-governador para o sector Político, Económico e Social da Lunda Sul, Mendes Gaspar, afirmou que esta acção está inserida nos desafios do Governo destinados a continuar a intensific­ar os programas no domínio formativo, para garantir oportunida­des de emprego e que deste gerem enormes rendimento­s para as famílias.

Sublinhou que a formação técnico profission­al proporcion­a um conjunto de habilidade­s e conhecimen­tos que contribuem para a inserção dos jovens no mercado de trabalho por meio do empreended­orismo, bem como retirá-los de actos que em nada abonam a boa convivênci­a social.

Por seu turno, o chefe do serviço provincial do Centro Integrado de Emprego e Formação Profission­al da Lunda Sul, Constantin­o António, disse que a qualificaç­ão da mão-de-obra constitui um pilar fundamenta­l para o desenvolvi­mento do país, razão pela qual a necessidad­e de se formar jovens em diversas áreas do saber.

Esclareceu que para o ciclo formativo/2021 foram matriculad­os dois mil 182 jovens, dos quais mil e 54 aprovaram, restantes reprovados e desistente­s.

O Serviço profission­al de INEFOP na Lunda Sul conta com 14 unidades e o PAPE na Lunda Sul já beneficiou 386 jovens de vários extractos sociais.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola