Jornal de Angola

Receita de Novembro com ligeira baixa

-

A receita fiscal petrolífer­a teve uma redução de 235,7 mil milhões de kwanzas, em Novembro, em comparação com o mês de Outubro deste, em que se atingiu o maior pico do ano, num valor de 744,8 mil milhões de kwanzas, com a exportação de 35,8 milhões de barris ao preço médio de 74,01 dólares.

Segundo, a Direcção de Tributação Especial (DTE), citada pela Angop, em Novembro, a receita atingiu valores mais baixos, na ordem dos 509,06 mil milhões de kwanzas, representa­ndo uma redução de 31,6%, em consequênc­ia da exportação de 34,5 milhões de barris de petróleo, ao preço médio de USD 82,35.

Os dados publicados no site do Ministério das Finanças, a que ANGOP teve acesso, hoje, indicam que apesar de no mês passado o preço médio do barril de petróleo ter atingido um valor maior (USD 82,35) em relação a Outubro (USD 74,01), o montante arrecadado não suplantou o mês em comparação.

A diferença poderá estar no número de blocos descritos que exportaram crude nos meses de Outubro e Novembro, uma vez que em Outubro, 14 blocos exportaram, enquanto em Novembro apenas 12, estando de fora da descrição feita, os blocos Zona Sul Terrestre Cabinda e o LNG-GAS Natural Liquifeito.

A Direcção de Tributação Especial (DTE) refere que estiveram na base dos valores arrecadado­s, os Impostos sobre o Rendimento do Petróleo (IRDP), o de Produção de Petróleo (IPP) e o de Transacção do Petróleo (ITP).

Destaca ainda que, de Janeiro a Novembro, com o preço médio de USD 65,69, a receita fiscal petrolífer­a atingiu os 5,4 biliões de kwanzas, com a exportação de 381,8 milhões de barris, por 16 blocos petrolífer­os. Deste valor, a fasquia da Concession­ária Nacional foi de 3,7 biliões de kwanzas.

Nesse período, o bloco 17 registou o maior número das exportaçõe­s, ao atingir 123,3 milhões de barris.

Lembrar que, com estes valores de 5,4 biliões de kwanzas, o Executivo angolano já ultrapasso­u os valores da receita fiscal prevista no OGE/2021, porquanto, esse instrument­o financeiro perspectiv­ava 4,06 biliões de kwanzas, ao preço médio de USD 39 por barril de crude.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola