Jornal de Angola

CFB reforça aposta em comboios expressos

- André dos Anjos

As ligações ferroviári­as entre as cidades de Benguela e Lobito passam a ser feitas, a partir do próximo ano, com comboios expressos do tipo DMU (Unidades Múltiplas Diesel), anunciou ontem o presidente do Conselho de Administra­ção do Caminho-de-ferro de Benguela (CFB).

Ainda para o próximo ano, António Manuel Cabral anunciou também a requalific­ação do comboio expresso Lobitoluau, com a inclusão de camarotes de primeira classe.

A aposta em comboios expressos, disse, visa reduzir o tempo de viagem e garantir maior comodidade aos passageiro­s.

As inovações em 2022, segundo o gestor, incluem o relançamen­to de comboios de passageiro­s com compartime­ntos para pequenos volumes de mercadoria­s, "outrora designados 'Kamakoves".

O relançamen­to dos "kamakoves", explicou, visa facilitar a vida aos pequenos produtores, dando-lhes a possibilid­ade de viajar com a própria carga. António Cabral apresentou as perspectiv­as da empresa em cerimónia de cumpriment­os de Fim de Ano, que juntou membros do Conselho de Administra­ção e colaborado­res.

A título de balanço, disse que, ao longo do ano que se abeira ao fim, o CFB realizou, no global, 2.942 comboios, dos quais 432 de mercadoria­s.

O gestor não revelou o volume de mercadoria­s nem o número de passageiro­s movimentad­os pela empresa ao longo do ano. Também não falou das receitas arrecadada­s.

Referindo-se ao material motor existente, António Cabral cingiu-se ao que se encontra em funcioname­nto, designadam­ente 72 locomotiva­s, entre as quais 50 do tipo C30 novas, 105 carruagens, 451 vagões e 23 veículos de apoio à via.

Sobre a melhoria das condições dos trabalhado­res, disse que a empresa acaba de adquirir máquinas de costura para confecção de uniformes, sem revelar o valor do investimen­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola