Jornal de Angola

Berlusconi cogitado para a Presidênci­a

-

Aos 85 anos, o ex-primeiromi­nistro italiano, Sílvio Berlusconi, afastado do Governo por corrupção e escândalo sexual manobra para ocupar o mais alto cargo do país como sucessor do actual Presidente Sérgio Matarella.

Uma condenação por fraude fiscal e as festas pareciam ter enterrado definitiva­mente a carreira política de Sílvio Berlusconi, mas eis que, ressurge e desta vez para ocupar o mais alto cargo institucio­nal da República italiana: a Presidênci­a.

O nome do antigo Primeiro-ministro esta a ser citado com insistênci­a quando se especula quem será o sucessor de Sérgio Mattarella, que em Fevereiro termina o mandato de sete anos como Chefe de Estado.

A função requer uma figura política respeitada, com mais de 50 anos, e estadista habilidoso, que agirá como árbitro e defensor da Constituiç­ão, para conter as frequentes crises políticas que assombram o país. Praticamen­te um bombeiro, pronto para intervir rapidament­e e com astúcia no meio do caos, uma vez que em 75 anos, a Itália teve 67 governos.

Aliados do ex-primeiromi­nistro e magnata da mídia acreditam que Berlusconi se encaixa nesse perfil, apesar dos escândalos judiciais que nortearam a sua carreira. Chefe de Governo por quatro vezes e líder do Força Itália, tornou-se o Primeiro-ministro mais longevo do país, até renunciar em 2011. E também o mais controvers­o.

O cargo de Presidente exige que zele pela reputação do país no exterior. Berlusconi peca pela retórica inconvenie­nte. Referiu-se a Barack Obama como “jovem, bonito e bronzeado” e a Angela Merkel como “bunduda incomível”.

Em 2012, foi condenado a quatro anos de prisão por fraude fiscal, mas beneficiou de uma amnistia, por não ter antecedent­es penais e pela idade avançada. Atenuou a pena trabalhand­o, durante um ano num lar de asilo com pacientes de Alzheimer.

 ?? DR ?? Antigo Primeiro-ministro pode chegar à Presidênci­a da Itália
DR Antigo Primeiro-ministro pode chegar à Presidênci­a da Itália

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola