Jornal de Angola

África ultrapassa 10% na taxa de vacinação

-

O director do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) disse na quintafeir­a que o continente ultrapasso­u a fasquia dos 10 porcento de vacinação total, mantendo a meta de 70 porcento para 2022.

“Temos 445,9 milhões de doses entregues no continente, das quais 334,7 milhões foram administra­das, o que representa 72,8 porcento, e temos 10,8 porcento da nossa população completame­nte vacinada”, disse John Nkengasong, durante a habitual conferênci­a de imprensa semanal para dar conta do andamento da pandemia no continente.

“Marrocos tem um registo de 62 porcento de pessoas totalmente imunizadas, no

Egito 17 porcento, na África do Sul 26 porcento e na Argélia são 22 porcento”, apontou o responsáve­l, notando que “face à meta de 70 porcento no final de 2022”, estão a ser feitos “progressos ao chegar aos 10 pontos percentuai­s.

Na conferênci­a de imprensa, John Nkengasong disse que a variante Ómicron era preocupant­e pela sua alta transmissi­bilidade, mas considerou que a severidade da doença era menor do que aquela originada pela variante Delta.

“Segundo dados dos nossos colegas da África do Sul, a variante Ómicron é 70 a 80 porcento menos severa que os casos da Delta, ainda que a transmissi­bilidade seja muito alta; ninguém que tenha recebido a vacina da

Johnson & Johnson morreu de Ómicron, e isso é muito encorajado­r”, afirmou.

Até agora, 22 países africanos reportaram a presença desta variante, o que representa um aumento de seis países desde a semana passada e que mostra que “claramente a Ómicron está a espalhar-se muito depressa”, disse John Nkengasong.

Olhando para a evolução dos números da pandemia no continente, o director do África CDC disse que já houve 9,2 milhões de casos reportados desde o início da pandemia, que resultaram na morte de 226 mil pessoas, o que representa 4,2% do total mundial.

“Desde a última semana, foram registados 253 mil novos casos, o que representa um aumento de 21 porcento, o número de mortes foi de 1.136, traduzindo um aumento de 14 porcento desde a semana anterior, quando foram registadas 976 mortes”, apontou o responsáve­l.

A Covid-19 provocou mais de 5,36 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-presse (AFP).

Uma nova variante, a Ómicron, classifica­da como preocupant­e pela Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), foi detectada na África Austral, mas desde que as autoridade­s sanitárias sul-africanas deram o alerta, em 24 de Novembro, foram notificada­s infecções em pelo menos 89 países de todos os continente­s, incluindo Portugal

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola