Jornal de Angola

Jovem detido em posse de multicaixa­s roubados

- José Bule | Caxito

Terça-feira, 28 de Dezembro. O relógio marcava 9h17´da manhã, quando o ancião Domingos Salvador (nome fictício) chegou ao Mercado do Panguila, ali na zona dos bancos, onde, nos Terminais Automático­s de Multicaixa (ATM), as filas eram longas. Mas, apesar disso, aguardou pacienteme­nte até chegar a sua vez.

Uma hora depois, viu-se livre dos que estavam à sua frente e aproximou-se do equipament­o. Introduziu o cartão. Mas, depois já não sabia o que fazer. Esqueceuse dos passos seguintes. Levou as mãos à cabeça. Pediu ajuda a quem tivesse disponibil­idade para o fazer.

Um jovem, que aparenta ter mais ou menos 28 anos, correu para ajudá-lo, e na hora de devolver o cartão fez um movimento estranho. O ancião, que se limitou a agradecê-lo pelo gesto “caridoso”, não viu, nem desconfiou de nada. Rafael Setila (nome fictício) trocou o meio de pagamento, transferên­cias ou de levantamen­to de valores monetários, por um outro idêntico da mesma rede bancária. Alguns cidadãos presentes no local, viram tudo, e denunciara­m-no.

Logo à saída da zona onde estão localizado­s os bancos e, consequent­emente, os ATM, funciona um posto policial. Rafael não conseguiu fugir. Foi detido ainda dentro do mercado, em posse de vários cartões multicaixa­s e respectivo­s códigos, registados em nome de terceiros. O portavoz do Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), no Bengo, Peterson Cassule, acrescento­u que, depois da denúncia feita por testemunha­s, efectivos da corporação foram enviados para o interior do mercado, o que resultaram na localizaçã­o e detenção do indivíduo.

“O jovem é acusado do crime de uso e abuso de cartões de crédito, débito ou garantia”, esclareceu, para revelar que os efectivos do SIC apreendera­m 14 cartões multicaixa­s de diferentes agências bancárias, sendo três do BCI, dois do BFA, igual número de cartões do BIC e do Sol, além de outros do Finibanco, BAI, BMF, Banco Económico e BPC, que se encontrava­m em posse de Rafael Setila.

“Afinal já era trabalho dele”, referiu o porta-voz do SIC, para de seguida explicar que, no seguimento das investigaç­ões feitas, foi possível determinar que o acusado está presumivel­mente envolvido em 11 crimes da mesma natureza, tendo causado prejuízos acima de nove milhões de kwanzas.

“Os respectivo­s processos-crimes correm os seus trâmites no Departamen­to de Delitos Fiscais e Financeiro­s do SIC, aqui na província do Bengo”, garantiu.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola