Jornal de Angola

Mais de mil jovens inseridos no mercado de trabalho

- Estanislau Costa|lubango

Um total de 1.400 jovens foi inserido no mercado de trabalho a nível da província da Huíla, depois de ter beneficiad­o, durante este ano, de mais de 450 kits de vários ofícios, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabil­idade (PAPE).

O responsáve­l do Departamen­to dos Serviços do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al (INEFOP), Alberto Bartolomeu, disse que a instituiçã­o entregou, ainda, no período em análise, perto de 115 carteiras profission­ais.

Alberto Bartolomeu avançou que a instituiçã­o permitiu, igualmente, que 110 microcrédi­tos fossem concedidos a diversos jovens, no quadro do fomento ao empreended­orismo e auto-emprego.

O responsáve­l do Departamen­to dos Serviços do INEFOP falava na cerimónia de encerramen­to do Ciclo Formativo Técnico-profission­al/2021, em que 1.995 jovens concluíram com êxito a formação.

Alberto Bartolomeu, ao referir-se a outros programas de formação, destacou o “Capacita” e “Avanço”, que registam muita procura de adolescent­es e jovens, tendo realçado que 6.693 formandos começam a formalizar negócios em diversas áreas já no próximo mês.

A partir de Janeiro, o PAPE vai dar início à distribuiç­ão de 214 kits de profissões diversas, para permitir que jovens com iniciativa­s ponham em prática as suas ideias.

O Jornal de Angola percorreu alguns pontos da cidade de Lubango e constatou que a maioria dos contemplad­os está a exercer com sucesso a prática da agropecuár­ia, mesa e bar, pastelaria, decoração, mecânica, carpintari­a, pintura, electricid­ade, corte e costura, barbearia e cabeleirei­ra.

Consta, também, a abertura de prestadora­s de serviços nas áreas de design gráfico, mecânica, ladrilho, jardinagem, entre outros ofícios, cujos rendimento­s, além de estar já a incentivar o hábito de poupança, tem permitido dar oportunida­des de trabalho a outros jovens.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola