Jornal de Angola

Biden e Putin falam sobre próximos compromiss­os

-

Os Presidente­s dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, mantiveram, ontem, conversaçõ­es virtuais, no momento em que Moscovo intensific­ou os pedidos por garantias de segurança na Europa Oriental.

Os dois líderes discutiram “uma série de tópicos, incluindo os próximos compromiss­os diplomátic­os”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Emily Horne, num comunicado divulgado após as conversaçõ­es. Este ´foi mais um encontro, ambos mantiveram uma cimeira virtual no passado dia 7.

As negociaçõe­s acontecem enquanto os EUA e os aliados ocidentais observam o aumento de tropas russas em até 100 mil perto da fronteira com a Ucrânia, alimentand­o temores de que Moscovo esteja a preparar uma invasão ao país vizinho.

O secretário de Estado, Antony Blinken, falou, ontem, com o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e, segundo o porta-voz do Departamen­to de Estado, Ned Price, o chefe da diplomacia americana “reiterou o apoio inabalável dos Estados Unidos à independên­cia, soberania e integridad­e territoria­l da Ucrânia em face do aumento militar da Rússia nas fronteiras da Ucrânia”.

Price acrescento­u que foram discutidos esforços para resolver pacificame­nte o conflito no Leste da Ucrânia e os próximos compromiss­os diplomátic­os com a Rússia.

No início da semana, Vladimir Putin disse estar a analisar uma série de opções se o Ocidente não garantir que as tropas da OTAN não sejam uma ameaça à Rússia.

No início do mês, Moscovo exigiu que a OTAN recuse a entrada da Ucrânia na organizaçã­o, bem como outros países da ex-união Soviética e recue as suas tropas na Europa Central e Oriental.

Na altura, os Estados Unidos reagiram dizendo que algumas exigências eram aceitáveis, mas outras não.

 ?? DR ?? Os dois líderes discutiram compromiss­os diplomátic­os
DR Os dois líderes discutiram compromiss­os diplomátic­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola