Jornal de Angola

José Peseiro pode treinar Super Águias

Português orientou até Agosto do ano passado, a Selecção da Venezuela, da qual saiu devido a um ano de salários em atraso

-

José Peseiro pode ser o próximo selecciona­dor da Nigéria caso aceite a proposta que lhe foi endereçada pelo presidente da Federação de Futebol daquele país, Amaju Pinnick.

O acordo ainda não está selado, mas os nigerianos deram um avanço no processo com um comunicado oficial divulgado ontem, no qual explicaram os contornos do convite endereçado ao técnico português de 61 anos.

“Depois de análise cuidadosa do memorando apresentad­o pelo presidente do Comité Técnico e de Desenvolvi­mento, o Comité Executivo fez uma proposta para que José Peseiro se torne o treinador das Super Águias [nome pelo qual são conhecidos os nigerianos”, pode ler-se.

Segundo a missiva, Peseiro só irá orientar a selecção depois do Campeonato Africano das Nações (CAN), que se realiza nos Camarões, de 9 de Janeiro a 6 de Fevereiro (no seu grupo terá como adversário­s o Egipto, Sudão e Guiné Bissau). No Campeonato de Nações africanas esse papel será desempenha­do pelo treinador interino, Augustine Eguavoen, mas a federação pretende contar com a presença do luso na competição na condição de consultor e “observador” e para “criar uma relação de trabalho com o senhor Eguavoen,

que regressará ao cargo de director técnico (ficando como chefe de Peseiro)”, motivo pelo qual lhe foi pedido que viajasse para a Nigéria já nos primeiros dias de Janeiro. Os nigerianos despediram, no dia 13, o alemão Gernot Rohr.

Venezuela

Em Fevereiro de 2020, Peseiro foi apresentad­o como selecciona­dor da Venezuela. A primeira partida oficial do técnico foi com derrota diante da Colômbia, em jogo referente as eliminatór­ias para o Campeonato do Mundo Qatar´2022.

Na Copa América deste ano, disputada no Brasil, a selecção designada por Vinho Tinto foi eliminada na fase de grupos, com dois empates e duas derrotas. Ainda assim, o técnico foi elogiado por conseguir aqueles resultados com um surto de Covid-19 na equipa e restrições de viagens impostas pelos países onde os jogadores residem, facto que deixou o avançado Salomón Rondón, na China.

Peseiro deixou a selecção venezuelan­a em Agosto devido a um ano de salários em atraso.

Guiné convoca atletas

A Guiné-bissau divulgou, ontem, a lista de convocados para a 33ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN-2021), competição que vai decorrer nos Camarões, entre 9 de Janeiro e 6 de Fevereiro de 2022.

Ao todo são 11 os convocados do selecciona­dor Baciro Candé que actuam em Portugal.

Eis os convocados: Manuel Baldé (Vizela), Nanu (FC Porto), Fali Candé (Portimonen­se), Simão Júnior, João Jaquité (Vilafranqu­ense), Bura (Farense), Leonel Alves (Marinhense), Sori Mané (Moreirense), Alfa Semedo (Vitória de Guimarães), Jefferson Encada (Leixões) e Frédéric Mendy (Vitória de Setúbal).

A Guiné-bissau, que vai marcar presença pela terceira vez consecutiv­a na maior competição de selecções de África, está inserida no Grupo D e vai defrontar Sudão, Nigéria e Egipto.

A estreia dos 'Djurtos' será frente ao Sudão, no dia 11 de Janeiro.

Segundo a missiva, Peseiro só irá orientar a selecção depois do Campeonato Africano das Nações (CAN), que se realiza nos Camarões, de 9 de Janeiro a 6 de Fevereiro

 ?? DR ?? No histórico da carreira treinador tem passagens pelo Real Madrid de Espanha e Sporting
DR No histórico da carreira treinador tem passagens pelo Real Madrid de Espanha e Sporting

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola