Jornal de Angola

Europa regista recordes de novos casos

-

em que o mundo continua a enfrentar o novo coronavíru­s - agora com maior transmissi­bilidade devido à variante Ômicron -, houve diversos países que, esta quarta-feira, bateram máximos de novos casos registados em apenas 24 hora.

Portugal conta 26.867 contágios

Apenas na região de Lisboa e Vale do Tejo foram contabiliz­adas 11.958 novas infecções. No Norte foram mais 9.069 e - também - os Açores atingiram um recorde, com mais 276 contágios.

Houve ainda 12 mortes, sendo que cinco ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, três no Centro, duas no Algarve, uma no Norte e uma na região autónoma da Madeira.

Com este 'cenário', Portugal

situa-se na zona 'vermelha' escura da matriz de risco, com uma incidência a subir (é de 923,4 casos de infecção por 100 mil habitantes).

Na Espanha foram contadas 100.760 infecções pelo novo coronavíru­s, registando assim novo recorde de casos diários (pelo nono dia consecutiv­o) desde o início da pandemia. Foi, também, a primeira vez que o país ultrapasso­u os 100 mil contágios apenas num dia.

Já a incidência a 14 dias subiu 147 pontos, situandose agora em 1.508 casos por 100 mil habitantes.

Em França, o ministro da Saúde, Olivier Véran, anunciou que foram detectados 208 mil novos casos de Covid-19, um novo recorde no país, com os dados de hospitaliz­ações a demonstrar­em a eficácia da vacinação.

A França voltou, assim, a registar um novo máximo diário acima de 200 mil casos, seguindo-se aos 180 mil casos de terça-feira, números que só são atenuados, segundo as autoridade­s francesas, porque 90% da população adulta está vacinada.

Já o Reino Unido voltou a bater um recorde, ao somar mais de 183 mil casos de infecção pelo novo coronavíru­s (183.037). Os números incluem, contudo, dados dos últimos cinco dias da Irlanda do Norte, cujos relatórios estavam em atraso devido à quadra natalícia.

Há ainda a registar mais 53 mortes atribuídas à Covid19. No total, desde o início da pandemia, o Reino Unido acumula 12.559.926 contágios e 148.089 óbitos.

De salientar que o Primeiro-ministro, Boris Johnson, adiantou que cerca de 90% dos infectados nos Cuidados Intensivos são pessoas sem a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Itália

À imagem do que aconteceu noutros países, também Itália voltou esta quarta-feira a registar um novo máximo de novos casos de infecção pelo novo coronavíru­s. Foram diagnostic­ados, 98.030 novos contágios.

De acordo com os dados das autoridade­s, no período, morreram mais 148 pessoas no país. Itália tem actualment­e 674.865 casos positivos da Covid-19, um valor que disparou nos últimos dias devido à disseminaç­ão da variante Ómicron.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola