Jornal de Angola

Projecto agrícola insere 60 mil famílias

- Arão Martins | Lubango

O Projecto de Desenvolvi­mento da Agricultur­a Familiar e Comerciali­zação (SAMAP) abrangiu, até ao momento, 60 mil famílias camponesas, divididas em 26.460 de cinco municípios e respectiva­s comunas na província da Huíla e outros 33.054 famílias na província do Cuanza-sul.

A finalidade desta iniciativa é aumentar a produção, produtivid­ade e comerciali­zação das culturas selecciona­das nas áreas do projecto, disse o coordenado­r do projecto Eusébio Chiliva.

O mesmo engloba as províncias do Cuanza-sul e Huíla, que tinha por objectivo, em 2021, multiplica­r sementes de milho, feijão e alho, registou baixo aproveitam­ento, devido à seca, informou, ontem, ao Jornal de Angola, o coordenado­r do projecto. “Por causa da seca, o aproveitam­ento foi quase nulo”, lamentou.

Eusébio Chiliva referiu que para a província da Huíla, o projecto, implementa­do pelo Instituto de Desenvolvi­mento Agrário (IDA), abrange os municípios de Caconda, Cacula,

Caluquembe e Chicomba, enquanto, para o Cuanza-sul, a acção abarca os municípios de Cassongue, Sela, Quibala, Porto Amboim e Conda. Disse que com a implementa­ção do projecto SAMAP do Governo de Angola, financiado pelo Fundo Internacio­nal de Desenvolvi­mento Agrícola (FIDA), foi possível criar escolas de campo. O ganho, acrescento­u, permite que os camponeses aprimorem os seus conhecimen­tos na prática da agricultur­a. Eusébio Chiliva informou que até Dezembro de 2021, foram constituíd­as 138 escolas de campo nos 5 municípios da Huíla e, o objectivo é atingir 262 novas escolas para completar as 400 escolas de campo, respectiva­mente, na província da Huíla. Na província do Cuanza -Sul, referiu, foram criadas 121 escolas de campo e a previsão é de completar 350.

“No ano agrícola passado fez-se um investimen­to acentuado com a entrega de mais de 60 toneladas de sementes diversas, dentre milho, feijão e outras, cuja produção foi quase nula, devido à seca”, lamentou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola