Jornal de Angola

Furto de cabos eléctricos dá detenção a dois jovens

- Roque Silva

A Polícia Nacional deteve ontem, em Luanda, dois cidadãos, depois de acusados de furto de cabos eléctricos retirados de postes de transporte de energia e de iluminação pública. Os dois foram detidos por efectivos do Núcleo de Investigaç­ão e Ilícitos Penais (NIIP), do Distrito Urbano da Ingombota, afecto ao Comando Provincial de Luanda, quando tentavam retirar o cobre para posterior venda.

Informaçõe­s prestadas a este jornal, pelo porta-voz da Direcção de Investigaç­ão de Ilícitos Penais (DIIP) da Polícia Nacional, inspector-chefe Quintino Ferreira, os acusados foram encontrado­s no interior da Floresta da Ilha de Luanda, a queimar o plástico de revestimen­to dos cabos com o intuito de extrair o cobre. Quintino Ferreira disse que com os detidos foram encontrado­s sete sacos de ráfia, contendo no seu interior vários rolos de cabos eléctricos.

O porta-voz da DIIP explicou que os efectivos de Investigaç­ão foram atraídos pela fumaça intensa saída da Floresta da Ilha. “Eles deslocaram-se ao local e encontrara­m os cidadãos em flagrante”, disse apelando os cidadãos a serem vigilantes e criarem cultura de denúncia quando virem situações do género.

“O fumo que, muitas vezes, pensamos se tratar de queima de pneus ou capim, podem ter outra origem”, alertou o inspector-chefe Quintino Ferreira.

Na sequência das investigaç­ões, determinou-se que os cabos foram retirados na Avenida 4 de Fevereiro, no Distrito Urbano da Ingombota, e na Nova Marginal (Doutor António Agostinho Neto), no Distrito Urbano da Samba.

O porta-voz esclareceu que, depois de interrogad­os, os acusados alegaram ter conseguido o material eléctrico por intermédio de dois jovens residentes nas imediações daquelas duas zonas, o que se presume pertencere­m às áreas referencia­das.

 ?? DR ?? Polícia aperta o cerco a vandalizad­ores de bens públicos
DR Polícia aperta o cerco a vandalizad­ores de bens públicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola