Jornal de Angola

Editor livreiro Zeferino Coelho distinguid­o com prémio literário

-

O editor livreiro Zeferino Coelho é o distinguid­o com o Prémio Vasco Graça Mouracidad­ania Cultural/2022, pela sua actividade de mais de 50 anos em prol da literatura e da cultura portuguesa­s, anunciou a Estoril Sol.

Segundo comunicado da Estoril Sol, que promoveu o galardão pela sétima vez consecutiv­a, o júri enalteceu a “acção desenvolvi­da, ao longo de mais de cinquenta anos, como editor e activo promotor da literatura e da cultura da língua portuguesa no mundo”.

A mesma fonte, que cita a ata do júri, ao qual presidiu Guilherme d’oliveira Martins, do grande conselho do Centro Nacional de Cultura, Zeferino Coelho “foi editor de José Saramago, desde o romance ‘Levantado do Chão’ (1980) e todos os outros livros publicados, até à sua morte (em 2010)” e foi, ainda, editor de oito vencedores do Prémio Camões, o mais importante galardão da língua portuguesa: José Craveirinh­a (1991), o próprio José Saramago (1995), Sophia de Mello Breyner (1999), Luandino Vieira (2006, que recusou), Arménio Vieira (2009), Mia Couto (2013), Germano Almeida (2018) e Paulina Chiziane (no ano passado).

“Só por si, este conjunto de autores editados, entre muitos mais, demonstra bem a importânci­a da intervençã­o cultural do premiado, em especial no tocante à difusão nacional e internacio­nal da literatura de língua portuguesa”, salienta o júri, citado pela Estoril Sol.

Zeferino Coelho, nascido em 1945, em Paredes, no distrito do Porto, “é considerad­o, desde há muito tempo, como um dos mais importante­s nomes do cenário editorial lusófono. Através da Caminho, que actualment­e integra o grupo Leya, foi o editor do único Nobel da Literatura portuguesa, José Saramago, (que o recebeu em 1998) bem como de um prestigiad­o elenco de outros autores de referência do mundo lusófono”, realça a Estoril Sol.

Licenciado em Filosofia pela Universida­de do Porto, Zeferino Coelho iniciou o seu trabalho como editor em 1969 na Editorial Inova, onde se manteve até 1971, e em 1977, fundou a Editorial Caminho, à qual se mantém ligado.

 ?? DR ?? Temporada 2022 do Theatro Circo em Braga arranca hoje
DR Temporada 2022 do Theatro Circo em Braga arranca hoje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola