Jornal de Angola

Produtor Detergente abraça projecto de música infantil

- Mário Cohen

O produtor musical Detergente está a estudar mecanismo para por fim a proliferaç­ão de músicas interpreta­das por adultos que invadem as festas de crianças, em Luanda, sobretudo do estilo kuduro que transmitem uma linguagem e mensagem inapropria­das.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o produtor musical revelou que, para o efeito, criou um projecto denominado “Produtor Detergente Impulsiona Projecto de Música Turma da Adriela”, que consiste na gravação do CD de estreia dos gémeos Adriela Aster e Ronaldo Furacão, intitulado “Coração de Criança”, com 10 temas em kizomba, naija, pop, rap, r&b e ritmos dançantes. Os gémeos, conta, interpreta­m temas sobre amor ao próximo, amizade, respeito aos pais e a importânci­a e o carinho que têm pelos professore­s.

Detergente avançou que decidiu implementa­r o projector com urgência, porque vê as festas infantis a serem invadidas com músicas de adultos que transmitem mensagens e linguagem que não ajuda em nada no cresciment­o sã das criança. Para o produtor, hoje é mais fácil ver uma criança ou jovem a ouvir músicas do que ler um livro. “Aproveitei implementa­r o projecto para produzir canções próprias para crianças, com objectivo de preencher e enriquecer o mercado musical infantil nacional que anda adormecido”, disse.

Apesar de reconhecer a existência no mercado de muita boa música produzida e cantada por adultos, Detergente defendeu que nas festas de crianças os temas devem ser favoráveis ao ambiente infantil cheio de alegria.

Segundo o produtor, quem compõe os temas dos gémeos Adriela Aster e Ronaldo Furacão é a mãe Yolanda Gouveia e a produção e direcção artística é da sua responsabi­lidade.

Detergente é um jovem produtor e director artístico, que já produziu grandes figuras da music hall nacional com destaque para Paulo Flores, uma das maiores referência­s da música angolana da geração dos anos 1980, Yuri da Cunho, Yola Semedo, Big Nelo, Heav C, Karina Santos e Érica Nelumba.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola