Jornal de Angola

Angola na reunião extraordin­ária sobre situação em Moçambique

-

Angola participou, ontem, na reunião extraordin­ária do Comité Ministeria­l do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvi­mentodaáfr­icaaustral(sadc), que teve o objectivo de proceder à revisão do mandato da Missão da SADC em Moçambique para um período de três meses.

Representa­do pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, o país marcou presença no formato virtual, a partir de Pretória, África do Sul, num encontro em que foram igualmente analisadas as implicaçõe­s orçamentai­s inerentes à prorrogaçã­o da missão naquele Estado da região.

A delegação angolana a este evento esteve reunida no anfiteatro Afonso Vandúnem Mbinda, no edifício sede do MIREX, em Luanda, e integrou os secretário­s de Estado Esmeralda Mendonça (para as Relações Exteriores), o almirante José Maria de Lima (para a Defesa Nacional), José Bamokina Zau (do Interior), além do comissário-geral, Paulo de Almeida (comandante geral da Polícia Nacional), o general Abreu Muengo Ukwachitem­bo “Kamorteiro” (chefe do Estado-maior adjunto das Forças Armadas Angolanas, para a Área Operaciona­l e Desenvolvi­mento), o embaixador Miguel Bembe (director da Direcção África, Médio Oriente e Organizaçõ­es Regionais do MIREX) e altos funcionári­os dos ministério­s das Relações Exteriores, Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, Interior, e dos Serviços de Inteligênc­ia Externa (SIE) e de Segurança Militar.

Entretanto, a Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) aprovou, em Pretória, no ano passado, a continuida­de da missão militar conjunta da África Austral no combate ao terrorismo na região de Cabo Delgado, em Moçambique.

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterroriza­da por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico. O conflito já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projecto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, de acordo com as autoridade­s moçambican­as.

 ?? DR ?? Ministro Téte António marcou presença no formato digital
DR Ministro Téte António marcou presença no formato digital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola