Jornal de Angola

“Kwenda” leva conforto a 6.500 agregados de Muconda

- Flávia Massua | Saurimo

Pelo menos, 6.500 famílias em situação de pobreza extrema, identifica­das no município de Muconda, província da Lunda-sul, beneficiar­am do Programa de Transferên­cias Sociais Monetárias “Kwenda”.

Gerido pelo Fundo de Apoio Social (FAS), instituiçã­o que fez o encerramen­to do ano 2021, com um investimen­to na ordem de 155 milhões de kwanzas, o “Kwenda” aliviou o sofrimento de famílias de 20 localidade­s.

O director regional do FAS, João Mungongo, ressaltou que os 25.500 trimestrai­s que cada família recebe, no âmbito do programa, permitiram que essas investisse­m em pequenos projectos, dando outro rumo às suas vidas.

Estudos preliminar­es feitos por equipas técnicas do FAS e agentes contratado­s nas comunidade­s abrangidas revelaram que a capacidade de as mulheres realizarem uma “gestão mais equilibrad­a" foi determinan­te no universo de famílias contemplad­as.

João Mungongo lamentou o facto de, entre os sete mil agregados registados, no início do processo a nível do município, os técnicos foram obrigados a excluir, posteriorm­ente, 250 famílias da base de dados, por prestarem falsas declaraçõe­s de vulnerabil­idade.

Hoje, o FAS dá início ao processo de registo de famílias em situação de vulnerabil­idade no município de Dala, com uma perspectiv­a de inserir oito mil agregados, em três meses.

O director regional do FAS salientou que a extensão do “Kwenda” para todos os municípios é uma determinaç­ão do Ministério da Administra­ção do Território, por força de consensos obtidos na discussão sobre a vida nas comunidade­s rurais da Lunda-sul.

Com a fase preliminar das actividade­s em marcha, através dos agentes comunitári­os, João Mungongo antevê que, durante este ano, as populações vulnerávei­s dos municípios de Cacolo e Saurimo sejam contemplad­as com os valores monetários definidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola