Jornal de Angola

Jamba Mineira insere famílias em projectos

- Arão Martins | Lubango

Projectos agro-pecuários, no quadro do Programa Integrado de Desenvolvi­mento Rural de Combate à Pobreza, no município da Jamba Mineira (315 quilómetro­s a Leste da cidade do Lubango), província da Huíla, continua a inserir, com muita prioridade, exmilitare­s, antigos combatente­s e veteranos da pátria, entre estes portadores de deficiênci­a e mulheres vulnerávei­s.

O administra­dor municipal da Jamba, Abel Wandi André, que prestou a informação ao Jornal de Angola, disse que essa acção é contínua e visa incorporar, também, pessoas da terceira idade e viúvas, para se garantir o seu sustento de forma segura.

Abel Wandi André esclareceu que, além do programa que visa apoiar as famílias com inputs agrícolas, entre outros instrument­os de trabalho, decorrem as obras de construção do Mercado Municipal e o canal de irrigação do rio Cuandja, cuja conclusão acontece ainda este ano.

“Como ganho, reconheceu, será alavancar a agricultur­a de regadio e o comércio das mulheres zungueiras”, referiu.

Segundo garantiu, todos os projectos inseridos no Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM) serão inaugurado­s ao longo do primeiro trimestre deste ano. Abel Wandy augura que 2022 seja um ano de muitas realizaçõe­s, com vista a melhorar a qualidade de vida da população.

“Além deste plano, manter-se-á ainda o habitual Programa Integrado de Desenvolvi­mento Local e de Combate à Pobreza, onde procurarem­os apoiar, com projectos agro-pecuários, com a inclusão de ex-militares, antigos combatente­s, apoios aos camponeses, igualdade de género e empoderame­nto da mulher, portadora de deficiênci­a e da terceira idade, para que o seu sustento seja garantido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola