Jornal de Angola

Redução de preços devolve esperança

- Kamuanga Júlia | Saurimo

A redução paulatina de preços dos principais produtos da cesta básica, na cidade de Saurimo, província da Lunda-sul, desperta, nos últimos 15 dias, o sentimento de alívio manifestad­o por cidadãos em lojas, cantinas, mercados informais e espaços afins, principalm­ente depois da passagem da quadra festiva.

A munícipe Meraldina Esperança regressou satisfeita para casa, com cinco quilograma­s de arroz e um litro de óleo alimentar, que adquiriu numa das cantinas dos malianos, ao preço de 2.500 e 1.400, respectiva­mente.

Actualment­e, os preços praticados poupam nas quantidade­s dos referidos produtos, pelo menos 100 e 400 kwanzas, que os clientes pagavam no início de Dezembro.

Alice Jaime, que habitualme­nte realiza diligência­s em vários estabeleci­mentos, para comparar preços, constatou ligeiras diferenças. O facto, segundo notou, reflecte a aceitação das medidas definidas pelo Governo, de alargament­o da oferta de bens essenciais a preços compatívei­s com o bolso do cidadão.

Em conversa com o gerente de uma das câmaras frigorífic­as, Alexandre Afonso, afecto à empresa Manuel Dias Upite, soubese que há uma redução significat­iva nos frescos e como exemplo aponta a caixa de peixe carapau congelado, de 35 quilograma­s, que custava 26 mil kwanzas e passou para 23 mil, a de coxa, que saiu de 10.500 para 9.500 kwanzas.

O responsáve­l referiu que os prejuízos, em termos de transporta­ção de produtos de Luanda para Saurimo, são incalculáv­eis, devido ao elevado preço do frete, que passou para um milhão 800 mil kwanzas, contra os 900 anteriorme­nte cobrados, aliados à degradação das vias de acesso.

A limitação de acesso à energia eléctrica, através da rede pública e a falta acentuada de gasóleo nas bombas de combustíve­l, para abastecime­nto do gerador disponível, enquanto fonte alternativ­a, são os principais transtorno­s que contribuem na deterioraç­ão dos produtos e que acabam por ser vendidos a preços baixos.

No Armazém do empresário Lucas, um outro estabeleci­mento de referência na cidade de Saurimo, o saco de arroz de 25 quilograma­s, que custava 15 mil kwanzas, passou para 12.500 e a caixa de óleo está a 17 mil, contra os 18 mil anteriores.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola