Jornal de Angola

Mais de 50 mil bilhetes foram emitidos no Bengo

A província conta com um total de dez postos de Identifica­ção Civil, dos quais seis fixos, que emitem o documento via on-line, e quatro outros móveis

- Alfredo Ferreira | Caxito

Um total de 55.268 Bilhetes de Identidade foi emitido, durante o ano passado, na província do Bengo, no âmbito do Programa de Massificaç­ão de Registo Civil e Atribuição do Bilhete de Identidade em curso no país, avançou, ontem, em Caxito, o chefe do Arquivo de Identifica­ção do Bengo.

Vita Viegas disse que a quantidade de documentos emitidos ultrapasso­u a meta de 50 mil bilhetes estabeleci­da pelo Governo local, para o ano de 2021, e lembrou que, em 2020, foram emitidos 36.616 bilhetes.

“De lá para cá, demos um salto qualitativ­o e quantitati­vo, em termos de prestação de serviços e de resultados alcançados no trabalho de emissão do documento”, disse o responsáve­l, para sublinhar que enquanto vigorar o Programa de Massificaç­ão do Registo Civil e Atribuição do Bilhete de

Identidade, “todas as pessoas que tratarem o documento, pela primeira vez, não pagam absolutame­nte nada. É gratuito”.

Explicou que, em relação ao processo normal de emissão de bilhetes, não foram definidas metas. Assim, neste âmbito, em 2021, foram emitidos 20.519 bilhetes, mais 6.896 que no ano de 2020. “Portanto, em todas as frentes, o ano passado foi o mais produtivo”, comparou.

O chefe do Arquivo de Identifica­ção do Bengo referiu que, como resultado do número total de Bilhetes de Identidade e registos criminais emitidos, no ano passado, no âmbito do processo normal, foi possível arrecadar 37.823.175 kwanzas.

Em 2020, o Arquivo de Identifica­ção do Bengo arrecadou um total de 12.349.870 kwanzas, menos 25.473.305 kwanzas, que no ano passado (2021).

Postos de Identifica­ção Civil

A província do Bengo conta com um total de dez Postos de Identifica­ção Civil, dos quais seis fixos, que emitem o Bilhete de Identidade via on-line, e quatro móveis que recolhem os dados dos cidadãos, para efeitos de emissão do documento.

Vita Viegas destacou a necessidad­e de se criar mais postos móveis nas localidade­s recônditas de cada um dos seis municípios da província, para que todos os cidadãos residentes obtenham mais rápido o documento.

Sobre a morosidade que se regista na entrega dos bilhetes, de 15 para 30 dias, explicou ser uma situação que tem a ver com a redução do pessoal nos postos de emissão, tanto a nível central como local, devido à pandemia da Covid-19.

Por isso, Vita Viegas apelou aos utentes que diariament­e acorrem aos Postos de Identifica­ção para cumprirem com as medidas de biossegura­nça, com vista a evitar a propagação da pandemia.

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | BENGO ?? Milhares de cidadãos conseguira­m tratar, pela primeira vez, o Bilhete de Identidade
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | BENGO Milhares de cidadãos conseguira­m tratar, pela primeira vez, o Bilhete de Identidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola