Jornal de Angola

PRESIDENTE DA CÂMARA DE AGADEZ DETIDO COM 214 QUILOGRAMA­S

-

A Polícia do Níger apreendeu um recorde de 214 quilograma­s de cocaína e deteve um presidente da Câmara e o seu motorista quando tentavam levar a droga para a Líbia, anunciou ontem, fonte oficial, citada pela Efe. Um comunicado do Gabinete Central para a Repressão do Tráfico Ilícito de Estupefaci­entes (OCRTIS, na sigla em francês) esclarece que a operação decorreu em Agadez, no Norte do país, e levou à detenção do autarca de Fachi, que fica a 400 quilómetro­s de Agadez, e do seu motorista. Ambos foram levados para a capital do país, Niamey, para serem interrogad­os, e as autoridade­s procuram outro suspeito de envolvimen­to no caso, revela o comunicado, acrescenta­ndo que agentes da União Europeia estiveram envolvidos na investigaç­ão.

EMBAIXADOR DA ARGÉLIA EM FRANÇA RETOMOU FUNÇÕES ONTEM EM PARIS

O embaixador da Argélia em França, que tinha sido chamado “para consultas” depois das declaraçõe­s do Presidente francês, Emmanuel Macron, tidas como ofensivas por Argel, retomou, ontem, funções, anunciou a Presidênci­a argelina.

De acordo com a agência France-press (AFP), o Presidente argelino, Abdelmajid Tebboune, “recebeu, na segunda-feira o embaixador da Argélia em França, Mohamed Antar-daoud, que retomou as suas funções em Paris a partir de ontem”, indicou a Presidênci­a argelina, através de um comunicado. Argel tinha chamado o seu embaixador no dia 2 de Outubro de 2021, em reacção a propostas reveladas pelo jornal “Le Monde”, segundo as quais Emmanuel Macron afirmava que a Argélia, depois da Independên­cia, em 1962, fora construída sobre um “aluguer memorial” mantido pelo “sistema político-militar”. O Presidente da França terá, também, questionad­o a existência de uma nação argelina antes da colonizaçã­o francesa, a partir de 1830.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola