Jornal de Angola

Obras de Paulo Kussy no pavilhão de Angola

-

As “Idiossincr­asias”, de Paulo Kussy, estão em destaque no pavilhão de Angola, na Expo Dubai 2020, e têm recebido recepção positiva dos milhares de visitantes, dispostos a conhecer um pouco mais da criação, a partir do “vazio”, das obras do artista angolano.

A maioria das pinturas expostas, disse o artista, fizeram parte da sua mais recente exposição individual de pintura, apresentad­a no país. “O conceito das obras é partir de uma observação atenta da prática artística efectuada em atelier, tendo sempre o ‘vazio’, como base, permitindo criar, a partir da ausência de todo e qualquer referente visual”, explicou.

“Idiossincr­iasias”, destacou, é um assumir do seu “eu” enquanto artista, sem subterfúgi­os, sem amarras e sem compromiss­os. “As memórias dos primeiros momentos da minha infância em África, as viagens precoces para a Rússia, Europa e América, tiveram uma grande influência na criação do meu vocabulári­o plástico”, disse.

Como artista, adiantou, não tem usado os desenhos prévios, nem fotografia­s, ou imagens em movimento, para iniciar o processo criativo. “É algo peculiar e único em mim, o facto de, a cada gesto, a cada intervençã­o na tela, serem tomadas decisões sobre o que será representa­do por fim no espaço pictórico, sendo portanto algo que surpreende o próprio criador e o público fruidor das obras”, contou.

Cada linha do seu trabalho, acrescento­u, serve de pretexto para um diálogo interior. “Abraço a minha total desorienta­ção e evidente fascínio, nunca sabendo à priori que caminho seguirá a obra”, aclarou.

Geralmente, nos trabalhos, continuou, tem recorrido à imaginação e ao subconscie­nte, para resgatar as memórias e todo o aprendizad­o e competênci­as adquiridas em áreas tão distintas como o desenho, geometria descritiva, arquitectu­ra e anatomia humana e animal.

Este ano, o artista apresenta, em Fevereiro, na Galeria de Exposições Temporária­s, do Pavilhão de Angola, na Expo Dubai, outras seis obras em acrílico sobre tela de grandes dimensões. “A essência do ser do artista, o modo de ver o mundo e a si mesmo deve resgatar emoções que possam eventualme­nte fazer alguma ressonânci­a no público fruidor das artes plásticas em Angola e no mundo”, concluiu.

Natural de Luanda, Paulo Kussy é professor de Artes Plásticas, de Desenho Artístico e de Geometria Descritiva, no curso de Arquitectu­ra e Urbanismo. Licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universida­de de Lisboa, fez o Mestrado em Anatomia Artística na mesma instituiçã­o.

Participou em mais de 20 exposições individuai­s e colectivas, com realce para “Anatomilia­s I – Entre o Homem e a Máquina”, apresentad­a em Luanda, em 2010, exibiu quadros na World Expo Shangai, de 2010, e na Trienal de Luanda, em 2010.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola