Jornal de Angola

Variante Ómicron determina aumento de casos

-

O Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique defendeu ontem que a variante Ómicron está a determinar a subida exponencia­l do número de casos no país, alertando para os níveis de transmissi­bilidade “muito altos”, embora sem o aumento de óbitos.

“A variante Ómicron é um determinan­te claro deste aumento exponencia­l do número de casos nos últimos tempos. Das amostras selecciona­das para testagem, a variante Ómicron domina por completo os dados e praticamen­te o gráfico de Dezembro correspond­e inteiramen­te a esta variante”, disse Sérgio Chicumbe, director para a Área de Inquéritos e Observação de Saúde do INS, em entrevista à Lusa.

Moçambique tem estado a registar um aumento significat­ivo de novas infecções, com o número de casos activos a passar de 17.623 na última semana para 36.733 até quarta-feira, apesar de o número de óbitos não estar a registar a mesma tendência, segundo a última actualizaç­ão do Ministério da Saúde.

“Estamos, em média diária, a fazer cerca de 8.000 testes e a detectar milhares de indivíduos infectados”, frisou Sérgio Chicumbe.

Apesar do aumento do número de infecções, a incidência de casos graves que

resultem em internamen­tos ou óbitos é extremamen­te reduzida, o que para Sérgio Chicumbe abre espaço para que a “vida social” continue, embora com cuidados preventivo­s reforçados.

As conclusões de que a variante Ómicron é dominante em várias províncias de Moçambique resulta de análises qualitativ­as de genotipage­m que estão a ser desenvolvi­das pelo Instituto Nacional de Saúde de Moçambique, através da Rede Nacional de Vigilância Genómica do SARS-COV-2, mas o número específico ou a percentage­m de pessoas infectadas por esta variante só será conhecida depois das análises quantitati­vas.

Para Sérgio Chicumbe, o importante actualment­e é conscienci­alizar as pessoas de que as tecnologia­s que foram adoptadas para travar a doença desde a sua eclosão continuam úteis, embora devam ser sempre actualizad­as face ao surgimento de novas variantes.

Desde o anúncio do primeiro caso, em Março de 2020, Moçambique tem um total acumulado de 2.050 óbitos e 199.940 casos de infecção pelo novo coronavíru­s.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola