Jornal de Angola

Detidos por vandalizar 15 postos de iluminação

- Alberto Quiluta

Um grupo de cinco cidadãos nacionais, com idades compreendi­das entre os 17 e 42 anos, e um maliano, 34 anos, implicado no crime de vandalismo de 15 postos de iluminação pública, no Campus da Universida­de Agostinho Neto, município de Talatona, foi detido pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC).

O porta-voz interino do SIC, em Luanda, inspector Emanuel Capita, explicou, ontem, que os cinco nacionais aproveitav­am-se do fraco controlo da segurança da instituiçã­o, tendo em conta a vasta extensão do Campus Universitá­rio, escalavam os postes e furtavam as lâmpadas, bem como os seus referidos suportes.

Determinad­os os autores e com o objectivo de se perceber o fim dado aos bens públicos vandalizad­os, o Sic/luanda, por conta dos seus operaciona­is naquela circunscri­ção de Luanda, encetou diligência­s e descobriu-se que os bens eram vendidos a um cidadão maliano, comerciant­e, ao preço de três mil kwanzas, por cada meio furtado.

Importa referir que, com os detidos, foram encontrado­s grandes quantidade­s de outros meios supostamen­te furtados, com destaque para dez baterias de viaturas, 60 peças de caixilhari­a e vários cabos de cobre.

Do levantamen­to feito, a Investigaç­ão Criminal chegou a conclusão de que a maior parte dos envolvidos nos furtos desta natureza é impulsiona­da por proprietár­ios de alguns locais de pesagem de alumínio e cobre.

O Inspector Emanuel Capita apelou aos cidadãos para que criem a cultura da denúncia, no sentido de se desincenti­var essas más práticas, que não só lesam o Estado, mas todos os munícipes, em particular.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola