Jornal de Angola

SITUAÇÃO EM KIVU DO SUL

-

Pelo menos, 18 rebeldes e dois soldados morreram, ontem, em confrontos entre as Forças Armadas da RDC e o grupo Twigwaneho na cidade de Mugogo (região de Uvira, na província de Kivu do Sul), anunciaram fontes militares, citadas pela AFP. De acordo com o porta-voz provincial do Exército, Dieudonné Kasereka, outros cinco soldados também ficaram feridos no incidente.

CHINA NOMEIA ENVIADO PARA O CORNO DE ÁFRICA

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, anunciou, ontem no final de uma visita ao Quénia, a nomeação de um enviado especial para a região do Corno de África, actualment­e afectada pelo conflito na Etiópia, a Eritreia e a região de Tigray, onde seis milhões de pessoas precisam de ajuda urgente devido aos efeitos da seca.

Sem indicar o nome da personalid­ade escolhida, o ministro chinês fez questão de sublinhar que o seu país é o maior parceiro comercial de África, continente com o qual movimentou em 2019 cerca de 220 biliões de dólares.

Esta informação surge numa altura em que um relatório divulgado pelas Nações Unidas revela que mais de seis milhões de pessoas que vivem nas regiões afectadas pela seca na Etiópia vão precisar de assistênci­a, com o risco das próprias vidas, em 2022.

ALPHA CONDÉ RECEBE AUTORIZAÇíO DE PODER ABANDONAR O PAÍS PARA TRATAMENTO MÉDICO

As autoridade­s da Guiné-conacri permitiram ontem que o ex-presidente Alpha Condé deixasse o país em busca de ajuda médica, colocando como condição que não possa ausentar-se por mais de um mês, a menos que seja aconselhad­o, de outra forma, pelos profission­ais médicos. Segundo a AFP, o anúncio surgiu em resposta a um pedido enviado pela CEDEAO ao novo líder do país, o coronel Mamadi Doumbouya, no dia 23 de Dezembro. Alpha Condé chegou ao poder em Dezembro de 2010 e foi reeleito em 2015 antes de se candidatar a um terceiro mandato, que levou a um golpe e à sua destituiçã­o do poder em Setembro de 2021.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola