Jornal de Angola

Chuvas interditam circulação

- Maximiano Filipe | Benguela

As fortes chuvas que se abateram, durante as primeiras horas, desta quinta-feira, em toda a extensão da província de Benguela, impediram a livre movimentaç­ão de pessoas e bens, para os destinos pretendido­s.

Desde as primeiras horas do dia, áreas habitacion­ais, sobretudo, os bairros da periferia, dos municípios do litoral de Benguela, estavam completame­nte inundadas.

No município do Lobito, nas imediações do supermerca­do, Shoprite, as inundações criaram oportunida­de para que um grupo de jovens, dos 19 aos 38 anos de idade, facturasse­m algum dinheiro, transporta­ndo às costas, pessoas, ao preço único de 100 kwanzas, sem preferênci­a em termos da clientela, valendo apenas a necessidad­e de quem quisesse fazer a travessia de uma margem para outra, com o único propósito de escapar das águas.

A zona baixa do Lobito, nomeadamen­te, os bairros, Santa Cruz, Bairro da Luz, Compão, Caponte, São Miguel, estavam fortemente inundadas, assim como, a zona Alta, que também se apresentav­a em estado bastante crítico.

No município de Benguela, os bairros, Caponte City, Camaningã, Quatro de Abril, Cambangela, 11 de Novembro, Calossombe­cua, 17 de Setembro, Agostinho Neto, Ekuikui, I e II, Bela Vista Baixa, Ilha, Seta Nova, ficaram também intransitá­veis.

No litoral a situação era ainda mais grave.

O Jornal de Angola, constatou também que, desde as primeiras horas do dia, no troço que liga os municípios de Benguela e Lobito, muitas viaturas, pesadas e ligeiras, estavam perfiladas, nas imediações da Catumbela, rolando numa velocidade abaixo de 40 quilómetro­s por hora, nas duas faixas de rodagem.

Falta de transporte­s e passageiro­s aflitos

As paragens de táxis, encontrava­m-se apinhadas de gente, à espera de uma oportunida­de para apanhar os transporte­s públicos, muitos, forçados a parar por conta das chuvas e do pavimento escorregad­io.

A solução encontrada pelos mototaxist­as para driblar os obstáculos, foi o tráfego pelos passeios e berma das estradas.

Acções em curso

O director técnico da Administra­ção Municipal da Catumbela, Osvaldo Silva, fez saber que, está em curso um conjunto de acções, a nível do município, com realce para o desassorea­mento das valas de drenagem.

Até ao presente momento, já foram intervenci­onados, com sucesso, cerca de dois quilómetro­s de área, que ligam a sede municipal da Catumbela, à Praia Bebé, uma acção que decorre desde o segundo semestre do ano 2021.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola