Jornal de Angola

Cabo Verde vê Angola como exemplo para África

José Maria Neves considera que esta visita tem um forte simbolismo por ser a primeira que efectua ao estrangeir­o

-

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, considerou Angola um exemplo da “África não submissa” desejado para o futuro do continente, apostando no reforço das relações bilaterais na visita de Estado que realiza a Luanda até quarta-feira.

"Angola tem uma perspectiv­a destemida, é a África não submissa que nós queremos para o futuro e, portanto, esta visita tem um forte valor simbólico e, sobretudo, pelo facto de ser o primeiro país também que visitarei enquanto Presidente da República”, destacou José Maria Neves, em declaraçõe­s aos jornalista­s na Cidade da Praia, no sábado, citado pela Lusa.

Para o Presidente da República de Cabo Verde, "Angola desempenha um papel de ‘player' na região da África Austral, na África Central e em todo o continente africano e na CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa)".

De acordo com uma nota anterior da Presidênci­a da República cabo-verdiana, trata-se da "primeira visita de Estado” de José Maria Neves a um país e "vem efectivar o convite efectuado” pelo Presidente angolano, João Lourenço, um dos Chefes de Estado presentes na tomada de posse do Presidente cabo-verdiano, em Novembro passado.

"Uma visita extremamen­te importante, é a primeira visita de Estado que faço ao exterior, a Angola, um país africano, mas também que preside à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e vai ser um momento de reforço das relações de amizade e de cooperação entre Cabo Verde e Angola", destacou José Maria Neves antes de seguir para Luanda.

Enormes potenciali­dades

Do programa da visita consta um encontro entre José Maria Neves e o Presidente João Lourenço, hoje, no Palácio Presidenci­al, seguido de uma declaração conjunta à comunicaçã­o social.

"Há aqui enormes potenciali­dades. Angola tem investimen­tos importante­s em Cabo Verde nos domínios da banca, das telecomuni­cações, e dos combustíve­is. Queremos alargar esta cooperação para outros sectores, designadam­ente dos Transporte­s Aéreos e Marítimos, e, também, a questão do Turismo e do Ensino Superior, Ciência e Inovação e toda a área da reforma do Estado e da Administra­ção Pública", descreveu José Maria Neves.

Ainda hoje, o Chefe de Estado cabo-verdiano vai ser recebido na Assembleia Nacional, numa sessão plenária extraordin­ária. "Esta visita será, também, uma oportunida­de para falar ao Parlamento angolano e através do Parlamento ao povo angolano sobre a necessidad­e que todos temos de reforçarmo­s a cooperação entre os nossos países neste tempo de pandemia”, afirmou, garantindo que a deslocação a Luanda representa um "sinal forte" para o "reforço” das "relações de amizade e de cooperação" entre Cabo Verde e Angola.

"Tem um forte simbolismo. Angola é um país muito amigo de Cabo Verde, com o qual, reafirmo, temos a intenção de reforçar e elevar o patamar das relações entre os dois países”, disse.

Encontro com comunidade cabo-verdiana amanhã

“Angola desempenha um papel de ‘player’ na região da África Austral, na África Central, em todo o continente africano e na Comuniade dos Países de Língua Portuguesa”

Durante a visita a Luanda, José Maria Neves vai ter um encontro com a comunidade cabo-verdiana radicada em Angola. "Nós precisávam­os de levar mais Cabo Verde à África e mais África a Cabo Verde. A Zona de Livre Comércio que está em implementa­ção precisa de ser efectivame­nte implementa­da, acelerada, para aumentarmo­s as trocas entre os países africanos. Isso é essencial, é um pilar fundamenta­l na construção do futuro do continente”, assumiu.

Integram a comitiva do Presidente cabo-verdiano representa­ntes dos partidos políticos com assento parlamenta­r, nomeadamen­te, do Movimento para a Democracia (MPD) e do Partido Africano da Independên­cia de Cabo Verde (PAICV), bem como das duas câmaras de comércio do arquipélag­o.

"Queremos que haja mais parcerias, queremos um pouco que Angola transforme Cabo Verde numa plataforma de negócios nesta região e seria, portanto,importante­essatroca”, apontou o Chefe de Estado.

José Maria Neves, antigo Primeiro-ministro (2001 a 2016) pelo PAICV (actualment­e na oposição), tomou posse a 9 de Novembro de 2021 como quinto Presidente da República de Cabo Verde, depois de vencer na primeira volta as eleições presidenci­ais cabo-verdianas de 17 de Outubro.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Presidente cabo-verdiano discursa hoje no Parlamento durante uma sessão extraordin­ária
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente cabo-verdiano discursa hoje no Parlamento durante uma sessão extraordin­ária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola