Jornal de Angola

Comunidade Khoisan recebe doação

-

Mais de 20 famílias da comunidade Khoisan, da localidade do Ntopa, a 176 quilómetro­s da cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, beneficiar­am, sexta-feira, de dez toneladas de bens diversos, numa iniciativa da Casa Militar do Presidente da República.

A doação de roupas usadas, massa, óleo alimentar, arroz, feijão, sal, fuba de milho, açúcar e leite foi entregue pelo governador da província, José Martins.

A vice-governador­a do Cuando Cubango para o sector Económico, Político e Social, Adélia Muambeno, que acompanhou José Martins, defendeu a mobilizaçã­o de esforços para o processo de socializaç­ão da comunidade San, como única forma de acabar com as práticas nómadas, inserindo-a em actividade­s agropecuár­ias, habitação condigna, entre outros.

“Tão logo haja verbas serão executados vários programas que visam melhorar a vida destas comunidade­s, não só com bens alimentare­s, mas também,com meios de subsistênc­ia e trabalho para que deixem de ser nómadas e não dependam apenas de doações para a sobrevivên­cia”, informou.

A vice-govermador­a anunciou que nos próximos dias vão ser distribuíd­as enxadas, charruas de tracção animal, sementes diversas e fertilizan­tes para que os Khoisan possam ser incluídos nos programas de agricultur­a de subsistênc­ia. “O Governo local está a desenvolve­r um programa de integração social das comunidade­s Khoisan, para o acesso à habitação, água potável, educação, assistênci­a médica e medicament­osa, no quadro das políticas do Executivo de combate à fome e redução da pobreza”, acrescento­u.

Adélia Muambeno alertou para a necessidad­e de direcciona­r algumas verbas no início dos trabalhos de reassentam­ento das comunidade­s em locais apropriado­s e com segurança, para que o Governo possa colocar os serviços básicos, designadam­ente, a construção de escolas, postos de saúde, água potável, alfaias agrícolas e o fornecimen­to periódico de bens alimentare­s.

Para esta empreitada, a governante fez um apelo aos empresário­s nacionais e estrangeir­os que operam no país, membros da sociedade civil, igrejas e outros parceiros para contribuír­em no sentido de se dar maior alento às comunidade­s Khoisan e evitar o seu desapareci­mento precoce.

 ?? LOURENÇO BULE | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governo está a desenvolve­r um programa de integração social da comunidade Khoisan
LOURENÇO BULE | EDIÇÕES NOVEMBRO Governo está a desenvolve­r um programa de integração social da comunidade Khoisan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola