Jornal de Angola

Irão anuncia sanção a norte-americanos

-

O Irão sancionou 51 americanos por estarem envolvidos no ataque, a 3 de Janeiro de 2020, que matou o general iraniano Qassem Soleimani e acompanhan­tes em Bagdad, informou, ontem, o Ministério das Relações Exteriores iraniano.

Entre os sancionado­s encontram-se o chefe de Estado-maior Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos, Mark Milley, o assessor de Segurança Nacional, Robert Charles O'brien Jr, o vice-subsecretá­rio de Segurança Interna, Matthew F. Pottinger, e o chefe do Comando Central (CENTCOM), o general Kenneth Mckenzie.

A lista inclui,também,o fundador da empresa militar privada Blackwater, Erik Dean Prince, e a ex-representa­nte dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Nikki Haley.

Segundo o comunicado, os sancionado­s “participar­am da tomada de decisão, planeament­o, organizaçã­o, financiame­nto, apoio, direcção ou implementa­ção do acto terrorista contra Soleimani ou apoiando o crime hediondo, promoveram o terrorismo, que é uma ameaça à paz internacio­nal e segurança”.

Em Outubro de 2020 e Janeiro de 2021, o Irão tinha sancionado várias autoridade­s americanas pelo ataque contra Soleimani, incluindo Donald Trump, então Presidente dos Estados Unidos, o seu secretário de Estado Mike Pompeo e o de Defesa Mark Esper, entre outros.

As novas sanções, como as anteriores, permitem o confisco dos bens dos suspeitos no Irão, de acordo com o mesmo comunicado.

Soleimani, comandante da Força Quds dos Guardas da Revolução iranianos, foi morto durante um bombardeam­ento por um avião não tripulado norte-americano perto do Aeroporto Internacio­nal de Bagdade.

 ?? DR ?? Soleimani foi abatido no Iraque por um drone dos EUA
DR Soleimani foi abatido no Iraque por um drone dos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola