Jornal de Angola

Cultura na província do Cunene aposta nas indústrias criativas

- Elautério Silipuleni | Ondjiva

O Gabinete provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos do Cunene pretende criar um ambiente favorável para a promoção e divulgação do património cultural e dos fazedores locais das artes, afirmou sábado o seu director, Marcelino dos Santos.

Falando no Primeiro Encontro Metodológi­co da Cultura, em alusão ao 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional, Marcelino dos Santos disse que a revitaliza­ção das caracterís­ticas culturais do povo do Cunene vai permitir reanimar as artes em toda sua dimensão, assim como criar um melhor ambiente de trabalho e garantir acesso aos destinatár­ios.

O director provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos do Cunene avançou ser necessário que os agentes culturais locais e a sociedade, em geral, trabalhem no resgate destes e de outros valores culturais da província para o bem da preservaçã­o dos hábitos e costumes do povo da região.

“É necessário que continuemo­s a trabalhar para a mudança da consciênci­a jurídica, civil e moral da população, sobretudo da juventude para que participem com elevado grau de responsabi­lidade e satisfação na defesa do bem comum e da cultura dos povos”, afirmou.

Marcelino dos Santos reconheceu haver insuficiên­cia de espaços para a promoção cultural na província, daí a necessidad­e de o governo trabalhar com os seus parceiros privados no investimen­to nessa área para que a juventude tenha motivos de recreação.

O director aventou a possibilid­ade de surgimento de novos espaços de recreação, nos próximos tempos, para os fazedores de cultura, principalm­ente para que os artistas tenham espaços adequados para apresentar­em os seus trabalhos.

Entretanto, alguns fazedores de arte lamentaram a falta de salas apropriada­s para encenação e outros aspectos culturais, cuja problemáti­ca já é do conhecimen­to do Governo, pelo que, uma vez mais exortaram no sentido de se abrir espaços afins.

O Primeiro Encontro Metodológi­co da Cultura no Cunene abordou temas como o processo de inserção de bens culturais e sua classifica­ção, o fenómeno religioso na província, o papel das autoridade­s do poder tradiciona­l e a sua relação com o Governo, a regulament­ação das actividade­s de espectácul­os e divertimen­tos públicos à luz do Decreto Presidenci­al nº111/11 de 31 de Maio e o processo de cadastrame­nto dos artistas e o registo da propriedad­e intelectua­l.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Gabinete provincial da Cultura quer apostar fortemente na promoção e divulgação das artes
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Gabinete provincial da Cultura quer apostar fortemente na promoção e divulgação das artes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola