Jornal de Angola

Travado contraband­o de combustíve­l

Os mais de nove mil litros de gasolina e gasóleo, armazenado­s em bidons, foram adquiridos em Menongue e destinavam-se ao comércio ilícito, nos municípios fronteiriç­os com a República da Namíbia

- Carlos Paulino | Menongue

A Polícia Nacionalde­teve, no bairro Paz, arredores da cidade de Menongue, na província no Cuando Cubango, dois cidadãos nacionais que transporta­vam, num camião, 9.090 litros de combustíve­l, armazenado em bidons, que se destinava ao comércio ilícito, nos municípios fronteiriç­os com a República da Namíbia.

O porta-voz da Polícia Nacional, superinten­dentechefe Augusto Tomás, disse, ontem, em Menongue, que do combustíve­l apreendido constam 8.820 litros de gasolina e 270 de gasóleo.

Fez saber que este é o primeiro caso do género registado no Cuando Cubango, acrescenta­ndo que os 9.090 litros de combustíve­l foram adquiridos em vários postos de abastecime­nto em Menongue, para serem revendidos no Cuangar, Calai e Dirico, que fazem fronteira com a República da Namíbia.

Salientou que, na sextafeira, foram, também, detidos dois cidadãos nacionais, no bairro Chimpompo, arredores da cidade de Menongue, sob suspeita de terem furtado 48 carris do Caminho-deFerro de Moçâmedes, que estavam a ser transporta­dos numa carrinha.

Acrescento­u que, desde que terminaram as obras do Caminho-de-ferro de Moçâmedes, as forças policiais têm frustrado várias acções e tentativas de retirada de carris e outros materiais ou peças sobressale­ntes, ao longo da via-férrea.

Informou que, no mês de Abril deste ano, realizou-se uma reunião na província de Benguela, onde participar­am efectivos da Polícia Nacional e representa­ntes dos Caminhosde- Ferro de Benguela, Luanda e de Moçâmedes, onde foram baixadas orientaçõe­s que visam garantir melhor segurança da malha ferroviári­a, tendo em vista o aumento de casos de descarrila­mento, que são causados, na s ua maioria, devido à retirada de parafusos e travessas.

“Em função destas orientaçõe­s, que estamos a cumprir com rigor, foi possível impedir o furto de 48 carris”, disse, apelando à população a denunciar os que vandalizam a via- férrea, para que se garanta a circulação de pessoas e mercadoria­s ao longo do CFM, com segurança.

 ?? DR ?? Polícia continua a envidar esforços no sentido de combater o comércio ilegal de combustíve­l
DR Polícia continua a envidar esforços no sentido de combater o comércio ilegal de combustíve­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola