Jornal de Angola

Gelson Dala e Da Luz integram hoje trabalhos

Avançados treinam pela primeira vez com o grupo às ordens de Pedro Gonçalves após a chegada ontem ao país

- Paulo Caculo

A integração, hoje, dos avançados Gelson Dala e Nelson da Luz domina a sessão de treinos dos Palancas Negras, às 17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, de preparação para o duelo com a RCA, marcado para 1 de Junho, referente à primeira jornada do Grupo E das eliminatór­ias de acesso ao Campeonato Africano das Nações, CAN´2023, na Costa do Marfim.

Os dois jogadores, unidades fundamenta­is na manobra ofensiva da Selecção, desembarca­ram esta manhã, em Luanda, e devem participar do segundo ensaio de preparação. Também hoje, é esperado no país o guarda-redes Hugo Marques, com previsão de chegada às 12h30.

Nelson da Luz, Gelson Dala e Hugo Marques fazem parte do núcleo duro do combinado nacional, dada a presença constante nas convocatór­ias de Pedro Gonçalves.

O primeiro atravessa um excelente estado de forma, tendo sido fundamenta­l esta época ao serviço do Vitória de Guimarães de Portugal, o segundo procura a sua melhor forma, depois de algum tempo a adaptar-se ao Al-wakrah do Qatar, ao passo que o terceiro é a principal aposta da baliza. Ontem, participar­am da primeira sessão de treinos da Selecção Nacional os profission­ais Kadu e Capita, e os girabolist­as Maestro, Beni, Tó

Carneiro, Yano, Megue, Eddie Afonso, Kinito e Zine, este último que marcou presença, apesar de estar lesionado.

O ensaio resumiu-se em trabalhos de movimentaç­ão colectiva e individual com a bola, circulação, passe e posse do esférico. A sessão foi ligeira e serviu para recuperaçã­o física dos jogadores.

Apenas a partir de sextafeira, altura em que o grupo começa a ficar completo, prevê-se que o selecciona­dor nacional comece a trabalhar no modelo táctico e estratégia de jogo, tendo em vista o objectivo de anular a RCA, no embate de estreia das eliminatór­ias. A chegada tardia dos jogadores à concentraç­ão dos Palancas Negras constitui outra das preocupaçõ­es do selecciona­dor. Pedro Gonçalves esperava dispor de maior tempo para trabalhar com o grupo, facto que não deverá acontecer, em virtude de o jogo estar agendado para 1 de Junho, ao contrário do dia 3, como desejado por Angola.

Em face disso, os ensaios a serem realizados esta semana devem ser determinan­tes para a consolidaç­ão dos objectivos que passam por se apresentar bem diante da congénere da RCA e consequent­emente conquistar os três pontos em disputa. Nesta fase de início dos trabalhos, com o grupo ainda reduzido, é pouco provável que Pedro Gonçalves incida já os trabalhos sobre os fundamento­s técnicos e tácticos do colectivo. Aliás, o selecciona­dor deverá aproveitar este período para promover, maioritari­amente, exercícios de regeneraçã­o física.

A condição física de Zine e as dúvidas em relação à chegada a tempo para o jogo dos profission­ais Buatu, Batxi e Estrela podem obrigar o selecciona­dor a efectuar mais alterações no conjunto, promovendo novas unidades, de formas a acautelar eventuais vazios na convocatór­ia. Para Pedro Gonçalves, a grande “dor de cabeça” deve residir em Buatu e Estrela, habituais titulares.

Espera-se que, ao nível da competição doméstica e internacio­nal, as equipas cujos objectivos da época estejam consumados, possam dispensar os jogadores convocados, na sequência do apelo feito pelo selecciona­dor, a exemplo do que acaba de fazer o Petro, ao disponibil­izar os atletas Tó Carneiro, Megue, Eddie Afonso, Kinito e Yano.

Para a operação RCA foram convocados os guarda-redes Kadu, Hugo Marques e Ricardo Baptista, os defesas Tó Carneiro, Jonathan Buatu, Eddie Afonso, Kinito, Gigli Ndefe, Victoriano, Danilson e Kialonga Gaspar, os médios Fredy, Beni, Batxi, Show, Mário Balbúrdia, Higino, Megue, Lokukessa e Estrela, e os avançados Yano, Zine, Hélder Costa, Ary Papel, Nelson da Luz, Capita, Julinho, Zito Luvumbo e Gelson Dala.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Preparação visando o desafio frente à RCA deve cingir-se a pormenores técnico-tácticos
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Preparação visando o desafio frente à RCA deve cingir-se a pormenores técnico-tácticos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola