Jornal de Angola

Disponívei­s verbas para conclusão de casas

- Júlio Gaiano| Lobito

O governador de Benguela, Luís Nunes, anunci ou, no município do Lobito, que o Presidente da República aprovou um financiame­nto para a conclusão das obras de construção das casas do novo bairro dos Cabrais, para as vítimas das chuvas de 11 de Março de 2015. O governante, que falava nas vestes de primeiro-secretário provincial do MPLA em Benguela, não precisou o montante cabimentad­o para a referida empreitada.

Mas garant i u que a s obras, paralisada­s há vários anos, vão reatar nos próximos dias, com a garantia de que as mesmas podem terminar ainda no decurso deste ano ou princípio de 2023. “Tenho a amabilidad­e de informar que o Presidente da República aprovou um financiame­nto para a conclusão da construção das casas dos Cabrais, podendo, numa primeira fase, abranger aproximada­mente 170 moradias, que vão trazer mais dignidade aos habitantes”, sublinhou.

O bairro dos Cabrais, sob administra­ção do município da Catumbela, alberga cerca de 400 famílias vítimas das enxurradas que arrasaram grande parte das moradias erguidas em zonas de risco na cidade do Lobito e na vila da Catumbela.

As chuvas provocaram d e z e n a s d e morto s , incluindo crianças. Em face disso, muitos viram-se forçados a buscar abrigo em casas de familiares e outros refugiaram- se em obras abandonada­s e escolas.

A maioria foi acolhida pelas autoridade­s locais, que a concentrou na antiga f a z e n d a Kamulingue (comuna do Biópio), situada à margem direita do rio Catumbela. Ali viviam em tendas de campanha e outros em casebres de chapa.

Foi assim que o Governo Provincial mobilizou recursos para a construção de um novo bairro nos Cabrais, na Estrada Nacional Nº 100, no sentido Luanda-lobito, contando com um mercado e fontanário­s, além da electrific­ação das residência­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola