Jornal de Angola

Técnicos melhoram formas de diagnóstic­o precoce

- Elautério Silipuleni | Ondjiva

Pelo menos 192 profission­ais da Saúde, entre médicos, enfermeiro­s e técnicos de laboratóri­o, das províncias d o Cunene e Cuando Cubango estão a ser formados, em Ondjiva, em matérias de diagnóstic­o precoce e combate à malária

A formação, iniciada na segunda-feira, promovida pela Organizaça­o Não-governamen­tal “The Mentor Iniciative”, em parceria com o Departamen­to Nacional de Controlo da Malária, visa aperfeiçoa­r técnicas nos domínios da prevenção, diagnóstic­o e tratamento da doença.

O chefe de Departamen­to Provincial da Saúde no Cunene, Alberto Tuhafeni, avançou que a formação surge no quadro das estratégia­s de cumpriment­o dos compromiss­os assumidos pelo Ministério da Saúde, relativos à qualificaç­ão profission­al dos técnicos, para que sejam capazes de dar resposta aos problemas da malária.

Alberto Tuhafeni considerou que a acção formativa vai ajudar, igualmente, a prevenir equívocos durante o diagnóstic­o da malária nos hospitais municipais, centros médicos e postos de saúde.

“Com esta formação, os profission­ais ficam mais capacitado­s para diferencia­r doenças graves e leves nas crianças, adultos e mulheres gestantes, os mais afectados pela malária no país”, realçou a responsáve­l.

O chefe do Departamen­to da Saúde Pública disse que, após a formação, os formandos terão a missão de transmitir os conhecimen­tos adquiridos aos Agentes de Desenvolvi­mento Comunitári­o e Sanitário (ADECOS), que trabalham, diariament­e, junto das comunidade­s, com vista a reforçar a prevenção, diagnóstic­o e tratamento da malária.

Durante a formação, com duração de seis semanas, os participan­tes vão abordar assuntos sobre a situação epidemioló­gica da malária, prevenção do paludismo, pré-teste, triagem de doentes, testes de diagnóstic­os rápidos, tratamento da malária simples, malária na mulher gestante e diagnostic­o da malária complicada.

Consta, ainda, dos temas o Protocolo Nacional do Tratamento da Malária, regras gerais de gestão de casos de malária, recolha e registo de informaçõe­s para a Saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola