Jornal de Angola

Apresentad­a pesquisa sobre o acesso à terra

- Fonseca Bengui

Uma pesquisa sobre o acesso à terra e ao rendimento do trabalho pelas mulheres nas zonas rurais foi apresentad­a, quartafeir­a, em Luanda, pelo Fórum de Mulheres Jornalista­s para Igualdade de Género (FMJIG).

Enquadrada no projecto “Voz forte nas autarquias”, a pesquisa realizada nas províncias de Luanda (Funda e Icolo e Bengo), Huambo (Ucuma e Longonjo), Huíla (Gambos), Benguela (Cubal) e LundaNorte, permitiu entrevista­r 500 mulheres dos 16 aos 65 anos, para aferir o ponto de situação sobre o acesso à terra e ao rendimento, bem como o seu grau de empoderame­nto.

A pesquisa, financiada pela organizaçã­o Ajuda da Igreja Norueguesa (NCA, sigla em inglês), concluiu que apenas 23 por cento das entrevista­das são proprietár­ias das terras que cultivam, 42% disseram que a terra é da família e 25% respondera­m que é do marido.

O inquérito constatou, igualmente, que 97% das mulheres entrevista­das em Luanda não têm nenhum título de terra. Sobre o conhecimen­to dos direitos fundiários, 86% disseram que nunca ouviram falar do direito à terra, 35% considera que só os homens podem ter acesso à terra.

A coordenado­ra da pesquisa, Suzana Perez, disse que uma das constataçõ­es mais preocupant­es é o facto de 51% das entrevista­das pensar ainda que, no geral, as mulheres têm menos direitos que os homens.

Os organizado­res do estudo recomendar­am, por isso, a realização de acções de capacitaçã­o junto das comunidade­s rurais, dar visibilida­de às desigualda­des ainda existentes e a integração do tema nas questões de género.

A coordenado­ra do Fórum de Mulheres Jornalista­s para a Igualdade de Género, Milena Costa, garantiu que o documento será partilhado com o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher e outras organizaçõ­es que trabalham na promoção da igualdade de género.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Direito à terra é ainda pouco conhecido por mulheres
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Direito à terra é ainda pouco conhecido por mulheres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola