Jornal de Angola

Liverpool e Real Madrid em duelo pela “orelhuda”

-

Quatro anos após a magistral ‘bicicleta’ de Gareth Bale e a exibição ‘desastrosa’ de Loris Karius em Kiev, Liverpool e Real Madrid vão reencontra­r-se para decidir pela terceira vez uma final da Liga dos Campeões de futebol.

O campeão espanhol e o vice-campeão inglês têm duelo marcado para amanhã, no Stade de France, nos arredores de Paris, numa reedição da decisão de 2018, quando os ‘merengues’ arrecadara­m pela 13ª vez o troféu da principal competição europeia de clubes e cimentaram a posição de recordista­s de conquistas.

Em 26 de Maio desse ano, dois golos do galês Gareth Bale - um dos quais num pontapé acrobático - e um do francês Karim Benzema deram expressão ao triunfo por 3-1 sobre os ‘reds’, que ainda chegaram a empatar o encontro por Sadio Mané, mas não resistiram aos erros do próprio guarda-redes, o alemão Karius, que ‘ofereceu’ tentos de ‘bandeja’ aos adversário­s.

Há 40 anos, em 1981, os dois emblemas já se tinham defrontado pela primeira vez numa final da Taça dos Campeões Europeus, curiosamen­te em Paris, onde o Liverpool venceu por 1-0 e arrecadou uma das seis ‘orelhudas’ do seu historial, sendo que a última foi erguida na ‘ressaca’ de Kiev, em 2019, depois de uma final diante do Tottenham, em Madrid.

Foi, por outro lado, a terceira e última derrota em finais do Real Madrid, que venceu as últimas sete.

Amanhã, em Saint-denis, estarão frente a frente dois dos clubes que mais vezes venceram a competição e que mais vezes participar­am na final, com o Real Madrid a atingir a sua 17ª decisão e o Liverpool a 10ª.

Apesar da surpreende­nte derrota caseira com o Sheriff, os espanhóis fecharam a fase de grupos como líderes, à frente do Inter de Milão, dos moldavos e do Shakhtar Donetsk, apurando-se pela 25ª vez consecutiv­a para a fase a eliminar da ‘Champions’, na qual reforçaram a ‘relação’ especial que mantêm com esta competição, tal foi a forma quase ‘épica’ como ultrapassa­ram três ‘novos ricos’ do futebol europeu: Paris Saint-germain, Chelsea e Manchester City.

Os parisiense­s estiveram à beira do apuramento nos oitavos-de-final, com um triunfo por 1-0 na primeira mão e uma vantagem de 10 na segunda, só que Benzema desfez as ‘esperanças’ dos compatriot­as e, em 17 minutos, assinou o ‘hattrick’ que colocou o conjunto de Carlo Ancelotti nos ‘quartos’.

A vitória por 3-1 em casa do Chelsea, novamente com três tentos do francês, parecia lançar o Real Madrid para a fase seguinte, mas os ingleses respondera­m na capital espanhola e chegaram ao 3-0 que lhes dava a qualificaç­ão, não fosse o brasileiro Rodrygo reduzir e obrigar ao prolongame­nto, durante o qual Benzema assegurou a passagem dos madridista­s.

Como não há duas sem três, a meia-final diante do Manchester City também foi pródiga em suspense: os ingleses venceram em casa por 4-3 e estiveram quase a repetir a presença na decisão, quando Mahrez dilatou a vantagem na eliminatór­ia, em Madrid. Contudo, Rodrygo anulou essa vantagem, com golos aos 90 e 90+1 minutos, e Benzema - mais uma vez - conf i r mou a passagem no prolongame­nto.

Mais tranquilo foi o percurso do Liverpool, que fez uma fase de grupos imaculada, com seis vitórias no mesmo número de jogos, perante FC Porto, Atlético de Madrid e AC Milan, antes de eliminar o Inter Milão nos oitavos- de-final, com um triunfo por 2-0 em Itália e um desaire por 0-1 em casa.

 ?? DR ?? “Reds” procuram desforra no reencontro com “merengues”
DR “Reds” procuram desforra no reencontro com “merengues”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola