Jornal de Angola

Votação em simultâneo no exterior

-

O processo

de votação no exterior vai decorrer no mesmo dia e nas mesmas condições em que acontece no país, disse o porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral.

Ao pronunciar-se sobre a aprovação do regulament­o sobre o voto no exterior, Lucas Quilundo lembrou que os cidadãos residentes no estrangeir­o deverão apresentar o seu Bilhete de Identidade (BI) ou o cartão de eleitor.

Consideran­do que a actualizaç­ão dos dados do registo eleitoral no exterior foi feita com o BI, o comissário eleitoral afirmou que, em princípio, é com este documento que os cidadãos devem dirigir-se às mesas das assembleia­s de voto que vão funcionar nas missões diplomátic­as e consulares, tal como determina a lei.

O kit de votação mereceu também a apreciação e aprovação do plenário da CNE. O kit, explicou, é o conjunto dos materiais dispostos na mesa de voto, nomeadamen­te modelos de acta, acta síntese das assembleia­s de voto e vários modelos de credenciai­s de diversos agentes eleitorais.

Logística para as eleições

O presidente da CNE revelou, quinta-feira, que a logística e a produção do material eleitoral vão começar a chegar ao país nos próximos dias.

Manuel Pereira da Silva disse terem arrancado já os trabalhos relativos à elaboração do mapeamento definitivo das assembleia­s e mesas de voto, a elaboração dos cadernos eleitorais e a criação das condições para lançar-se a campanha de educação cívica eleitoral.

A campanha tem em vista à mobilizaçã­o dos eleitores para a participaç­ão ordeira no processo eleitoral que vai conduzir à votação, em Agosto.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola