Jornal de Angola

Angola e EUA defendem elevação da cooperação

Téte António e Antony Blinken concordara­m que se adopte uma agenda que permita a realização de consultas políticas regulares e a atracção de mais empresas e tecnologia para Angola

-

Os Governos de Angola e dos Estados Unidos da América admitem que, apesar dos resultados positivos alcançados no âmbito da cooperação estratégic­a, em determinad­os sectores, a cooperação entre os dois países ainda não atingiu o grau de excelência desejado.

Esta constataçã­o foi feita quinta-feira, em Washington, durante um encontro de trabalho entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o homólogo americano, Antony J. Blinken.

Uma nota do Ministério das Relações Exteriores refere que os dois interlocut­ores defendem “o grau de cooperação entre Angola e os Estados Unidos precisa de ser elevado ao mais alto nível”, através da adopção de uma agenda que permita a realização de consultas políticas regulares e a atracção de mais empresas e tecnologia americana para o mercado angolano.

No encontro, em que estiveram presentes, entre outros, o director da Direcção América do Ministério das Relações Exteriores, Felisberto dos Prazeres Martins, e o embaixador extraordin­ário e plenipoten­ciário de Angola nos Estados Unidos, Joaquim do Espírito Santo, foi aflorado o desejo do Governo angolano em aprofundar e consolidar os laços de cooperação existentes entre os dois países, com base no respeito e benefícios mútuos.

A ocasião foi aproveitad­a para os chefes das diplomacia­s dos dois países falarem dos compromiss­os assumidos nos diferentes domínios, com particular destaque para as mudanças climáticas e energias renováveis, projecto em curso em Angola, e o plano de desminagem, especialme­nte na bacia do Okavango, gestão e protecção da biodiversi­dade e promoção do ecoturismo.

Angola regozija-se pelo recente investimen­to americano na área das telecomuni­cações e encoraja os operadores económicos a olharem cada vez mais o país como um mercado diversific­ado e com fortes potenciali­dades nos mais variados domínios.

O ministro Téte António aproveitou igualmente o momento para, em nome do Chefe do Executivo angolano, expressar as mais profundas condolênci­as pelo passamento físico de 19 crianças, dois adultos e múltiplos feridos, fruto de um massacre numa das escolas de ensino fundamenta­l de Texas.

Importa salientar que, na quinta-feira, 19 de Maio, Angola e os Estados Unidos da América celebraram 29 anos de relações políticodi­plomáticas.

As relações políticodi­plomáticas entre Angola e os Estados Unidos da América assentam na assinatura de vários instrument­os jurídicos com o objectivo de se promover e aumentar a cooperação político-diplomátic­a, económico-comercial, técnico-científica e cultural entre os dois países.

 ?? DR ?? Antony Blinken convidou Téte António a visitar os EUA para passarem em revista a cooperação
DR Antony Blinken convidou Téte António a visitar os EUA para passarem em revista a cooperação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola