Jornal de Angola

Metade dos registos é de casos evitáveis

-

O Dia Internacio­nal da Saúde Feminina é celebrado a 28 de Maio. Criado em 1987, a data visa alertar a população para a desigualda­de entre mulheres e homens no acesso aos cuidados de saúde e promover acções de sensibiliz­ação para a importânci­a da saúde f eminina e do devido acompanham­ento médico a todas as mulheres.

Algumas patologias são exclusivas da mulher, chamando este dia também a atenção para sintomas e doenças especiais do sexo feminino e para a necessidad­e de uma higiene diária cuidada.

Nos países em vias de desenvolvi­mento, muitas jovens e mulheres são vítimas de discrimina­ção no acesso aos cuidados de saúde, com base em factores sociocultu­rais.

Esta situação é relembrada uma vez por ano, mas exige o esforço diário de todos para ser contornada. Neste dia de acção, governos, agências internacio­nais, organizaçõ­es civis e outros tipos de entidades se unem na promoção da saúde feminina.

Este dia foi definido no IV Encontro I nternacion­al Mulher e Saúde que ocorreu em 1984, na República da Holanda, durante o Tribunal Internacio­nal de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutiv­os, ocasião em que a morte materna apareceu com toda a sua magnitude.

A partir dessa data, o tema ganhou maior interesse e no V Encontro Internacio­nal Mulher e Saúde, realizado em São José da Costa Rica, a Rede de Saúde das Mulheres Latinoamer­icanas e do Caribe – RSMLAC, propôs que a cada ano, no dia 28 de Maio, uma temática nortearia acções políticas que visassem prevenir mortes maternas evitáveis.

A mortalidad­e materna é um importante indicador da qualidade de saúde ofertada para as pessoas e é fortemente influencia­da pelas condições socioeconó­micas da população. Em média, 40 por cento a 50% das causas podem ser considerad­as evitáveis.

O atraso no reconhecim­ento de condições modificáve­is, na chegada ao serviço de saúde e no tratamento adequado, está entre as principais causas das altas taxas de mortalidad­e materna ainda presentes na maior parte dos estados brasileiro­s.

 ?? KAYILA SILVINA | EDIÇÕES NOVEMBRO | ?? Mulheres devem merecer atenção especial durante a gravidez
KAYILA SILVINA | EDIÇÕES NOVEMBRO | Mulheres devem merecer atenção especial durante a gravidez

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola