Jornal de Angola

Mulheres vítimas da seca recebem “kits de dignidade”

- Domingos Mucuta| Lubango

Mais de 25 milmulhere­s vítimas da seca, nas províncias da Huíla, Benguela, Huambo, Cunene e Namibe, beneficiam, desde Abril deste ano, de “kits de dignidade pessoal”, no âmbito da resposta humanitári­a no Centro e Sul do país do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP).

A distribuiç­ão dos “kits de dignidade”, compostos por baldes, detergente­s, lanternas, apitos, chinelos, roupa interior, panos e outros materiais e produtos de uso pessoal, acontece em 25 municípios das cinco províncias selecciona­das, com o objectivo de promover a saúde e higiene.

Uma nota do FNUAP, as províncias de Benguela e

Huambo receberam nove mil kits de dignidade cada, ao passo a Huíla, Cunene e Namibe beneficiar­am de 2.500, respectiva­mente, para igual número beneficiár­ias. Estas últimas regiões j á tinham sido contemplad­os nos anos anteriores com cerca de dez mil kits no geral.

“Desta vez, o projecto expandiu as actividade­s de apoio às vítimas de Benguela e Huambo. A distribuiç­ão abrange 25.500 mulheres dos 14 aos 24 anos”, precisa o comunicado de imprensa, referindo que a intervençã­o rápida, financiada pelo Fundo Central de Resposta a Emergência­s (CERF), visa minimizar carências de material de saúde e higiene

entre as mulheres afectadas pelas mudanças climáticas no Centro-sul de Angola.

A intervençã­o inclui 780 palestras de sensibiliz­ação e a distribuiç­ão de 15.233 panfletos sobre saúde sexual e reprodutiv­a, prevenção da violência baseada no género, gravidez na adolescênc­ia, abuso e exploração sexual, a l é m da prevenção da Covid-19.

Esta acção específica do FNUAP t em c omo alvo 113.337 mulheres grávidas e 25.500 meninas para a prevenção da violência baseada no género, além de cinco mil adultos e rapazes alcançados com mensagensc­have que salvam vidas durante várias palestras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola