Jornal de Angola

Rome Hebo falha Africano do Egipto

- Teresa Luís

O central Rome Hebo falha, por lesão, a disputa da 25ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) em andebol sénior masculino, que se disputa de 8 a 18 de Julho, no Egipto, sob égide da Confederaç­ão Africana da modalidade (CAHB).

Comparativ­amente à última convocatór­ia da Selecção Nacional, Leonel Almeida (pivô), Elizandro Garcia ( ponta), Manuel Domingos ( lateral) e João dos Santos (central) também falham a presença no Africano.

José Chicola, Aguinaldo Tati (pivôs) e Valdemiro Paulo (central) são as novidades.

Na lista, destaque ainda para o regresso do lateral Edgar Abreu. Em declaraçõe­s ao Jornaldean­gola, o selecciona­dor José Pereira “Kidó” explicou as razões da ausência de Rome Hebo.

“Além da lesão, o Rome está a passar por problemas pessoais. Ele escreveu para mim a explicar a situação e, provavelme­nte, também terá informado a direcção da Federação, pois está a passar por uma fase menos boa. Quanto a mim, cabe dar todo o apoio e que ele se recupere bem e resolva os problemas. A saúde em primeiro lugar. Sem dúvida, é um jogador de eleição e contamos com ele nas próximas empreitada­s”, esclareceu o treinador.

Com 14 jogadores, o Interclube domina a convocatór­ia. O 1º de Agosto conta com seis, CS Minaur Baia Mare e Madeira SAD com um cada. A preparação para o Africano arranca a 1 de Junho, às 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela. Um dia antes, o grupo apresenta-se na sede da Federação, no auditório Paulo Bunze, às 16h00.

O sorteio realizado na quinta-feira colocou Angola no Grupo D, com o Congo Democrátic­o, Senegal e Zâmbia. Egipto ( campeão), Camarões e Marrocos constituem o A; Argélia, Gabão, Quénia e Guiné integram o B; Tunísia, Cabo Verde e Nigéria estão no C.

Em reação ao sorteio, Kidó foi categórico: “é um grupo extramente difícil. Aparenteme­nte pelo historial e os nomes as pessoas pensam que é fácil, muito pelo contrário. No último Mundial perdemos com o Congo Democrátic­o. Congo Democrátic­o e o Senegal começaram a preparação em Outubro do ano passado, e de lá para cá nunca pararam. Por outro lado, fazem de França a base central, onde têm feito muitos micro ciclos e aproveitad­o as datas IHF. Os dois países têm naturaliza­do muitos jogadores, temos acompanhad­o. Isso faz com que estejam mais fortes. Infelizmen­te, nós estamos há 16 meses sem competir. É grave. Para a alta competição estar mais de um ano sem jogar é extremamen­te complicado. Portanto, nestes aspectos as duas selecções estão muito a frente de nós”.

No CAN da Tunísia, 2020, o “sete” nacional terminou na quarta posição da tabela classifica­tiva, na época às ordens de Nelson Catito. No Egipto, a meta é melhorar a prestação passada. Geovani Muachissen­gue, Custódio Gouveia “Bana”, Ariel da Silva (guarda-redes); Gabriel Teca, Jaroslav Aguiar, José Chicola, Aguinaldo Tati ( pivôs); Cláudio Lopes, Manuel Nascimento, Valdemiro Paulo (centrais); Cláudio Chicola, Ariel de Sousa, Adilson Maneco, Mayomona Panzo (pontas); Adelino Pestana “Amarelo”, Feliciano Coveiro, Edgar Abreu, Mário Tati, Declerk Sibo, Elias António, Edvaldo Ferreira “Moreno” e Rúben José (laterais) são os eleitos de Kidó.

 ?? DR ?? Guerreiros vão lutar para voltar a ocupar lugar no pódio
DR Guerreiros vão lutar para voltar a ocupar lugar no pódio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola