Jornal de Angola

Emirados Árabes Unidos lideram IDE em Angola

-

Os Emirados Árabes Unidos lideram o Top 10 do Investimen­to Directo Estrangeir­o (IDE) em Angola, com 351,7 milhões de dólares, indica um relatório da Agência de Investimen­to Privado e Promoção das Exportaçõe­s (AIPEX) baseados numa lista de 48 países.

O relatório, referente ao período da 2018 a Março do ano em curso, declara que, nesse período, o valor do IDE situou-se em 2,7 mil milhões de dólares, envolvendo 234 projectos, aponta o Reino Unido na segunda posição, com 283,1 milhões de dólares e oito projectos em execução, noticiou a Angop.

A China segue na terceira posição, com um investimen­to de 225 milhões de dólares e 24 projectos em implementa­ção, enquanto a Alemanha, na quarta posição, tem investimen­tos de 93,6 milhões de dólares e quatro projectos.

Seguem-se a França, com um investimen­to total de 36,8 milhões de dólares e três projectos, Bélgica (24,5 milhões e dois projectos), Hong Kong (20,5 milhões e dois projectos), Portugal (19,2 milhões r 45 projectos), Eritreia (12 milhões) e Suíça (10 milhões).

Os projectos com maior

IDE estão ligados à área de mineração, actividade financeira, telecomuni­cações, construção civil, educação e saúde, turismo, pesca, agricultur­a, comércio e indústria.

Os i nvestiment­os e a implementa­ção dos projectos permitiram a criação de mais de 34,05 postos de trabalho para nacionais e 2,8 mil para expatriado­s.

Nesse período, Angola absorveu 5,5 mil milhões de dólares e 469 projectos em i nvestiment­o de capital interno, que representa 1,7 mil milhões de dólares ou 32,26 por cento do total, misto (48,72 por cento) e estrangeir­o (18,89 por cento).

Linha de montagem de tractores de capital emiradense na ZEE

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola