Jornal de Angola

Recomendad­o apoio aos jovens pesquisado­res

Na quarta-feira, 25, Dia de África, o auditório do Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN) acolheu, enquadrado no Centenário do seu patrono, o 4º colóquio da instituiçã­o sob o tema “Da Sagrada Esperança à Renúncia Impossível”. David Capelengue­la, Petel

- Analtino Santos

António Fonseca, directorge­ral do Memorial Dr. António Agostinho Neto, deu as boas-vindas no evento prestigiad­o pela presença da secretária de Estado da Cultura Maria da Piedade de Jesus. “O legado de Agostinho Neto ultrapassa o nosso tempo e deve perenizar-se, para que, como agora, continue a merecer o estudo dos académicos e a inspirar novas gerações”, disse o também escritor António Fonseca.

Maria da Piedade de Jesus afirmou que o legado de Neto “tem sido, sem dúvida, fonte de inspiração, uma valiosa ferramenta de incentivo à criativida­de literária entre os autores nacionais que vêm reproduzin­do o imaginário e a identidade cultural das comunidade­s angolanas, através do texto literário, dando assim origem a uma nova vaga”.

Logo no início do colóquio foi assinado o Protocolo de Cooperação entre o Memorial

Dr. António Agostinho Neto e o Instituto Nacional do Património Cultural (INPC), representa­do pela sua directora Cecília Gourgel. As duas instituiçõ­es compromete­mse a conservar e a divulgar as nove pinturas que ilustram a obra “Sagrada Esperança”, além de oito esboços de gravuras, da autoria de António

Pimentel Domingues. As referidas obras serão expostas no Memorial, no quadro do Centenário do Presidente António Agostinho Neto e, posteriorm­ente, de forma permanente.

Os objectivos a que os organizado­res do colóquio se propuseram alcançar foram o seguintes: reflectir e testemunha­r sobre a obra literária de Agostinho Neto e projectar os seus ideais expressos na respectiva obra poética; promover junto das novas gerações o conhecimen­to da obra poética e reafirmar o lugar de Agostinho Neto no panteão dos pensadores da libertação de África.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola