Jornal de Angola

Benim sob ameaça de ataques jihadistas

-

O Benim, tal como os países vizinhos da África Ocidental, está ameaçado pela propagação da violência terrorista no Sahel aos estados costeiros, tendo sofrido “quase vinte ataques de grupos armados”, segundo o Governo.

Esta é a primeira vez que o Governo daquele país africano faz uma avaliação global dos ataques terrorista­s, que começaram oficialmen­te no final de 2021, mesmo que não usando o termo terrorismo em nenhum momento no texto que publicou no 'site' oficial, citado pela Reuters.

“Já são quase 20 os ataques de grupos armados contra o Benim e o Exército já enterrou 12 dos seus militares”, escreve o Executivo, num relatório publicado após uma cerimónia, organizada sexta-feira em Cotonou, de homenagem a cinco militares mortos em Abril durante um desses ataques.

Segundo o vice-presidente citado no relatório, “não há mais dúvidas que o Benim está em guerra contra o terrorismo”.

O primeiro ataque mortal conhecido no Norte do Benim remonta a Dezembro de 2021, quando dois militares foram mortos numa localidade perto da fronteira com o Burkina Faso, onde operam grupos terrorista­s. O Governo anunciou então que reforçaria a presença militar no Norte do país para proteger as fronteiras.

Mali, Burkina-faso e Níger estão a lutar contra as insurgênci­as dos terrorista­s, e os estados vizinhos, como Benim, Ghana, Togo e Côte d’ivoire, estão preocupado­s com a possibilid­ade de os ataques se estenderem aos seus território­s. Uma série recente de incursões na fronteira com esses países ao Sul do Sahel confirmam os receios de que grupos terrorista­s da região estejam a tentar avançar em direcção à costa.

Face a esta situação, a União Europeia (UE) anunciou a concessão de 225 milhões de euros para fortalecer os seus mecanismos de defesa. O anúncio foi feito pela representa­nte da UE no país, Sylvia Haleif, citada pela AFP.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola