Jornal de Angola

Nyusi reconhece que grupos armados estão condiciona­dos

No discurso de abertura da reunião do Comité Central da Frelimo, Filipe Nyusi reconheceu o êxito do combate ao terrorismo em Cabo Delgado

-

O Presidente moçambican­o disse, sexta-feira, que a acção dos grupos armados que actuam na província de Cabo Delgado está agora limitada a “ataques esporádico­s”, afastando a tentação de “discursos triunfalis­tas” no combate ao terrorismo, apesar dos “progressos”. Segundo a Lusa, Filipe Nyusi falava na abertura da quinta sessão ordinária do Comité Central da Frelimo, partido no poder e do qual é líder.

As Forças de Defesa e Segurança (FDS), apoiadas pela “força local” - um grupo de milícias - e pelas forças governamen­tais da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) e do Rwanda, após sucessivos desaires, têm estado a registar progressos contra o terrorismo e a permitir o regresso gradual das populações às zonas de origem e a reposição de serviços básicos como vias de acesso, escolas, hospitais, serviços administra­tivos e financeiro­s.

Apesar da “redução da incidência dos ataques terrorista­s”, não se pode embarcar num “discurso triunfalis­ta” na luta contra os grupos armados”, destacou o Chefe de Estado moçambican­o. Filipe Nyusi assinalou que o país deve continuar a apostar no aumento da sua capacidade de defesa contra as ameaças à segurança, mesmo contando com parceiros internacio­nais na guerra em Cabo Delgado.

“Por o u t r o l a d o , d eve investir-se no desenvolvi­mento social e económico da província e da região Norte”, sublinhou.

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterroriza­da desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo g r upo ext re mista Estado Islâmico, de acordo com a Organizaçã­o Internacio­nal das Migrações (OIM), e cerca de quatro mil mortes, segundo o projecto de registo de conflitos ACLED.

Desde Julho de 2021, uma ofensiva das tropas governamen­tais, com o apoio do Rwanda e da SADC, permitiu recuperar zonas onde havia presença de rebeldes.

 ?? DR ?? Presidente moçambican­o diz que o país deve continuar a apostar nas capacidade­s de defesa
DR Presidente moçambican­o diz que o país deve continuar a apostar nas capacidade­s de defesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola