Jornal de Angola

1º de Agosto bate Sagrada e alcança segunda posição

- Amândio Clemente

O 1º de Agosto desalojou, ontem, o Sagrada Esperança do segundo lugar do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola'2021/22, ao vencer por 3-1, no desfecho da competição, em desafio disputado no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.

No desafio aguardado com maior expectativ­a pelos adeptos, o 1º de Agosto adiantou- se no marcador, por intermédio de Melono Dala, a concluir jogada iniciada por Paizo no lado esquerdo. O Sagrada reagiu e chegou a igualdade, quando os adeptos dos militares ainda festejavam o golo. Victorino repôs a igualdade no marcador e chegouse ao intervalo com o empate a um golo. Na s egunda metade, os militares entraram mais afoitos e foram encurralan­dos à equipa adversária no seu meio campo. Fruto da pressão, o 1º de Agosto voltou a adiantar-se no marcador, com a conclusão de um cruzamento de forma espectacul­ar de Benarfa. Os diamantífe­ros, que pareciam estar a jogar para o empate, que lhes garantiria o segundo lugar, reagiram e estiveram perto de chegar ao empate, mas o golo foi anulado. O dianteiro do Sagrada estava em posição irregular.

Passou-se então a assistir a um jogo mais movimentad­o com acções ofensivas dos dois contendore­s e foi mais feliz o 1º de Agosto, que ampliou a vantagem, aos 81 minutos de grande penalidade, marcada a Panenka por Dago. Estava assim escrita a história do jogo.

No Estádio 22 de Junho, Interclube e Petro de Luanda empataram a um golo. Os dois golos foram de grandes penalidade­s, primeiro para os donos da casa, aos 33 minutos, e o segundo para os campeões nacionais, aos 90+2. Tiago Azulão aumentou para 21 golos o pecúlio no Campeonato, que o tornam o “rei” dos artilheiro­s. Houve polémica e agarra-agarra, e esteve perto de acontecer um sururu. Mas, os ânimos foram acalmados e tudo acabou em festa para os tricolores. Nos outros jogos registaram-se os eguintes resultados: Kabuscorp -Progresso (40), Libolo-maquis (1-1). O jogo Desportivo da LundaSul-sporting de Cabinda, agendado para ontem, deve acontecer apenas hoje devido a chegada tardia dos leoninos. Hoje, o Girabola'2021/22 “fecha as cortinas” com os jogos Caála- Académica, Desportivo da Huíla-wiliete e Cuando Cubango Fc-sporting de Benguela.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola