Jornal de Angola

“Todas as estratégia­s da oposição fracassara­m”

- Adão Diogo| Muconda

O secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, afirmou sábado, na vila de Muconda, província da Lunda-sul, que todas as estratégia­s da oposição para vencer o partido no poder fracassara­m, porque este conta com a força do povo para alcançar a vitória.

Paulo Pombolo recorreu à ironia para afirmar que o MPLA “dispensa kixikilas”. “Basta (soar) o apito para os militantes respondere­m, como prova a imagem de centenas de militantes deste município da província da Lunda-sul, à semelhança do cenário constatado em outras regiões do país, onde o MPLA caminhou”, disse.

Para o político, este cenário expressa lealdade e desfaz a falsa ideia dos adversário­s de que o “MPLA está moribundo”. Os adversário­s “interpreta­m de forma errada o comportame­nto cívico dos militantes, em plena etapa de combate à pandemia da

Covid-19”, disse. Pombolo considerou que “o silêncio ao convite à subida para o ringue, formulado pelo líder do MPLA, João Lourenço, reflecte o medo (da oposição) pelo KO”. “Em resposta insistem no reavimanet­o do crónico argumento da fraude, recentemen­te condimenta­da com a suposta existência de um túnel que liga o Palácio Presidenci­al e a sede da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), há dias inaugurado”, referiu.

Sem citar nomes, o secretário-geral do MPLA acrescento­u que “os protagonis­tas de tamanha infâmia desaparece­ram no dia da inauguraçã­o, por não terem provas para sustentar as acusações feitas”.

Disse ainda serem “os mesmos que no passado anteviam na alteração pontual da Constituiç­ão da República um pretexto para o Executivo adiar a realização das eleições gerais, previstas para Agosto próximo”.

Recorrendo ao trecho da música de um cantor angolanos, Paulo Pombolo afirmou que a insistênci­a dos dirigentes da oposição na falácia, em detrimento do fortalecim­ento da unidade, paz e desenvolvi­mento, “torna a boca deles em esquadra”.

O secretário- geral do MPLA apelou para a necessidad­e de os militantes realizarem um trabalho de mobilizaçã­o porta a porta, para que o partido eleja os cinco deputados pelo círculo provincial da Lunda-sul.

Acções realizadas e em carteira

Ao fazer uma retrospect­iva sobre ganhos registados nos últimos anos na província, destacou os programas PRODESI e Kwenda que tiveram reflexos positivos na vida de mais de 6 mil famílias. Fez menção aos avanços na reabilitaç­ão da Estrada Nacional 230, conclusão de 38 dos 91 projectos do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM).

Os dados apresentad­os pelo político incluem a construção de cerca de 160 novas salas de aula, ingresso de cerca 1.500 novos professore­s para o sector da Educação, desde 2018.

Referiu-se, igualmente, aos ganhos no sector da Saúde na província. Além de contar com um novo Hospital Geral, o número de camas subiu de 286 camas, em 2018, para as actuais 629. Os médicos eram apenas 24 e agora são 104,

A oferta em energia eléctrica passou dos 35.6 Megawatt para 37,9, que beneficia mais de 25 mil famílias. O reforço no sistema de abastecime­nto de água permite uma capacidade de 300 metros cúbicos, contra os anteriores 280.

 ?? DR ?? Paulo Pombolo orientou acto político de massas na Lunda-sul
DR Paulo Pombolo orientou acto político de massas na Lunda-sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola